Financiamento Estudantil - FIES

Saiba como aderir ao FIES, programa destinado aos cursos de graduação da Faculdade IENH

É um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. O percentual mínimo é de 50% e pode chegar até 100%, dependendo do comprometimento da renda familiar percapita para o pagamento das mensalidades.

Os juros para correção do financiamento são de 3,4% (três vírgula quatro por cento) ao ano, sendo que o período de carência para iniciar os pagamentos é de 18 meses após a conclusão do curso. O prazo para o pagamento do financiamento é de até três vezes o seu tempo de utilização pelo aluno. A inscrição no financiamento pode ser solicitada a qualquer período do ano.

Quem pode aderir ao FIES?

Alunos do ensino presencial, matriculados em cursos de graduação da Faculdade IENH.

Não serão considerados regularmente matriculados os estudantes cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas durante o período de inscrição no FIES.

Quem não pode solicitar o FIES?

É vedada a inscrição no Fies a estudante:

- cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição;

- que já tenha sido beneficiado com financiamento do FIES;

- inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);

- cujo percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita seja inferior a 20% (vinte por cento);

- cuja renda familiar mensal bruta seja superior a 20 (vinte) salários mínimos.

É exigido o ENEM para o FIES?

Os estudantes que concluíram o ensino médio a partir do ano letivo de 2010 e queiram solicitar o Fies, deverão ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2010 ou ano posterior.

Estarão isentos da exigência do ENEM os professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes do quadro de pessoal permanente de instituição pública, regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Para tanto, será exigido, mediante apresentação à CPSA, o original de declaração ou documento equivalente, expedido, conforme o caso, pela Secretaria de Educação do Estado, do Distrito Federal, do Município ou por escola federal, comprovando a condição de professor do quadro de pessoal permanente da rede pública de ensino da educação básica, em efetivo exercício do magistério.

Os estudantes que por ocasião da inscrição ao FIES informarem data de conclusão do ensino médio anterior ao ano de 2010, deverão comprovar essa condição perante à CPSA, apresentando diploma, certificado ou documento equivalente de conclusão do ensino médio expedido pela instituição de ensino competente.

Como contratar o FIES?

Primeiro passo - Preenchidos os requisitos, o primeiro passo para efetuar a inscrição é acessar  o site do Fies e informar os dados solicitados pelo sistema.

Segundo passo - Após a conclusão da inscrição o acadêmico tem 10 dias para apresentar os documentos na Faculdade IENH, mediante agendamento, enviando e-mail para faculdade@ienh.com.br.

Terceiro passo - O último passo é comparecer à instituição bancária escolhida na inscrição para formalizar a contratação do financiamento.