Neurocognição e Aprendizagem

Capacitar profissionais envolvidos na educação e áreas afins a criar, aprimorar e utilizar técnicas e estratégias de estimulação e de rehabilitação.

Neurocognição e Aprendizagem

Objetivo

Capacitar profissionais envolvidos na educação e áreas afins a criar, aprimorar e utilizar técnicas e estratégias de estimulação e de reabilitação com base nos pressupostos da neuropsicologia e da prática educacional. O uso destes novos recursos, adequados a cada demanda, favorecerá o incremento das funções cognitivas e, subjacente a elas, o processo de aprendizagem.

Público de Interesse

Profissionais da área da psicologia, fonoaudiologia, pedagogia, psicopedagogia e alunos cursando o último ano destas áreas.

Disciplinas

Módulo 1 – Introdução às bases da neuropsicologia - 104 horas

Histórico das Neurociências e Bases Teóricas da Neuropsicologia

Conceitos básicos em neurociências

Neuropsicologia da Atenção, da Consciência e da percepção

Neuropsicologia da Memória

Neuropsicologia das Funções Executivas na aprendizagem

Neuropsicologia da Comunicação e da Linguagem Oral

Neuropsicologia do desenvolvimento não-verbal

Neuropsicofarmacologia, avaliação e outras intervenções neurológicas nos transtornos infantis

Módulo 2 – Neurocognição e os Transtornos neurológicos, genéticos e psiquiátricos – 65 horas

Neurocognição e clínica do TDAH

Neurocognição e clínica dos Transtornos Neurológicos Infantis

Neurocognição e clínica dos Transtornos internalizantes e externalizantes

Neurocognição e clínica dos Transtornos Globais do desenvolvimento e outras síndromes genéticas

Neurocognição e clínica dos Transtornos da linguagem oral e da Comunicação

Módulo 3 – Neurocognição e os Transtornos de aprendizagem – 39h

Transtornos de aprendizagem com prejuízo na leitura

Transtornos de aprendizagem com prejuízo na escrita

Transtornos da aprendizagem com prejuízo em matemática e TNVA

Módulo 4 – Neuropsicologia escolar – 60 horas

Inteligência, desempenho e currículo escolar

Avaliação neuropsicológica na escola

Neuropsicologia na escola e os modelos de resposta à intervenção I

Neuropsicologia na escola e os modelos de resposta à intervenção II

Neuropsicologia multicultural e a educação formal

Módulo 5 – Apresentação de casos clínicos – 26 horas

Apresentação de casos I

Apresentação de casos II

Módulo 6 – Metodologia de estudo – 39 horas

Metodologia do trabalho científico I

Metodologia do trabalho científico II

Orientação individual para o TCC

Apresentação dos TCC’s

Atualizado em: 28/12/2016