Problemas do Desenvolvimento da Infância e Adolescência

Abordagem Interdisciplinar

Problemas do Desenvolvimento da Infância e Adolescência

PÚBLICO-ALVO

Profissionais das áreas da educação, saúde e cultura: médicos, psicólogos, assistentes sociais, psicanalistas, psicopedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, terapeuta em estimulação precoce, fisioterapeutas, psicomotricistas, pedagogos e outros profissionais graduados interessados no desenvolvimento infantil e seus problemas.


OBJETIVO

O curso visa especializar profissionais aprofundando o estudo dos processos do desenvolvimento infantil e seus problemas, promovendo articulações teórico-clínicas desde uma abordagem inter e transdisciplinar.


Aulas mensais: Sextas-feiras: 18h30min às 22h30min

Sábados: 8h às 12h e 13h às 17h

Carga horária total: 420h


ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

  • Introdução aos Problemas do Desenvolvimento
  • Eixos da Prática Clínica I
  • Bases da Estimulação Precoce
  • Desenvolvimento Neuropsicomotor - Patologia Neurológica e Genética dos P.D.I.
  • Processos do Pensamento na Criança I
  • Eixos da Prática Clínica II
  • Processos do Pensamento na Criança II
  • Psicopedagogia Inicial
  • Metodologia
  • Clínica da Linguagem - Desenvolvimento Psicolinguístico
  • Clínica Psicopedagógica - Campos Conceituais da Psicopedagogia
  • Clínica Psicomotora – Campos Conceituais da Psicomotricidade
  • Psicopatologia do Lactente e da Pequena Criança
  • Psicopatologia
  • Psicopatologia na Infância
  • Adolescência e Psicopatologia na Adolescência
  • Clínica da Estimulação Precoce
  • Direção da Cura dos Problemas do Desenvolvimento Infantil
  • Seminário de apresentação dos trabalhos de conclusão (TCC)


CORPO DOCENTE CONVIDADO

Prof.  Alfredo Nestor Jerusalinsky 
Psicanalista. Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA) e da Associação Lacaniana Internacional. Psicólogo pela UBA. Mestre em Psicologia Clínica pela PUCSP. Doutor em Psicologia da Educação e em Desenvolvimento Humano. Presidente honorário da Fundación para el Estudio de los Problemas de la Infancia (FEPI)/AR. Membro da direção e equipe clínica do Centro Lydia Coriat de PoA/BR e Buenos Aires/AR. Docente do Centro de Estudos Paulo César D’Avila Brandão do Centro Lydia Coriat de PoA.

Profa. Ângela Esther da Silveira González
Fonoaudióloga. Especialista em Diagnóstico e Tratamento dos Transtornos do Desenvolvimento na Infância e Adolescência pela Universidade Hélio Rocha em Salvador/BA. Membro da equipe clínica do Centro Lydia Coriat de PoA. Docente do Centro de Estudos Paulo Cesar D’Avila Brandão do Centro Lydia Coriat de PoA.

Profa. Beatriz Kauri dos Reis
Psicóloga. Psicanalista. Mestre em Psicologia Social pela UFRGS. Membro da equipe clínica do Centro Lydia Coriat de PoA. Docente do Centro de Estudos Paulo César D’Avila Brandão do Centro Lydia Coriat de PoA. Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA).

Profa. Carolina Viola
Psicóloga. Formada em psicologia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Especialista em Problemas do Desenvolvimento Infantil – Lydia Coriat/FADERGS, Mestre em Educação UFRGS, Doutora em Educação UFRGS. Membro da equipe clínica do Centro Lydia Coriat de PoA. Docente do Centro de Estudos Paulo Cesar D’Avila Brandão do Centro Lydia Coriat de PoA.

Profa. Elaine Milmann
Psicopedagoga. Pedagoga. Educadora Especial com Especialização em Ed. Infantil. Mestre em Educação pela UFRGS PoA/RS. Doutora pela UFRGS PoA/RS. Membro da equipe clínica do Centro Lydia Coriat de PoA. Docente do Centro de Estudos Paulo Cesar D’Avila Brandão do Centro Lydia Coriat de PoA. Membro da Associação de Psicopedagogia/RS.

Prof. Gerson Smiech Pinho
Psicólogo. Psicanalista. Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Doutorando em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA). Membro da equipe clínica do Centro Lydia Coriat de PoA. Docente do Centro de Estudos Paulo Cesar D’Avila Brandão do Centro Lydia Coriat de PoA.

Prof. Ilvo Fernado Port
Psicólogo, psicanalista, membro da Associação Clínica Freudiana, de São Leopoldo (RS). Graduado em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1990), mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Docente do curso de Psicologia da IENH.

Profa. Ivy Souza Dias
Psicóloga. Mestre em Educação UFRGS. Doutora em Educação UFRGS. Membro da equipe clínica do Centro Lydia Coriat de PoA. Docente do Centro de Estudos Paulo Cesar D’Avila Brandão do Centro Lydia Coriat de PoA.

Profa. Julieta Jerusalisnky
Psicanalista, membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA) e do Centro Lydia Coriat de Porto Alegre, mestre e doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP, professora da COGEAE da PUC-SP

Profa. Maria Cristina Petrucci Solé
Psicóloga, psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica. Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA). Professora da UFRGS. Membro da equipe clínica do Centro Lydia Coriat de PoA. Docente do Centro de Estudos Paulo Cesar D’Avila Brandão do Centro Lydia Coriat de PoA.

Profa. Mercês Sant’Anna Ghazzi 
Psicóloga, Psicanalista. Mestre em Psicologia pela PUCRS. Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA). Membro da equipe clínica do Centro Lydia Coriat de PoA. Docente do Centro de Estudos Paulo Cesar D’Avila Brandão do Centro Lydia Coriat de PoA.

Prof. Nilson Sibemberg
Médico Psiquiatra. Psicanalista. Membro da equipe clínica do Centro Lydia Coriat de PoA. Docente do Centro de Estudos Paulo Cesar D’Avila Brandão do Centro Lydia Coriat de PoA. Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA).

Prof. Raquel Alvarez Sulzbach
Psicopedagoga e educadora especial; Especialista em Supervisão de Educação Especial UFRGS; Mestre em Educação Especial UFRGS; Membro da equipe clínica do Centro Lydia Coriat PoA; Docente do Centro de Estudos Paulo Cesar D’Avila Brandão do Centro Lydia Coriat PoA.

Profa. Rejane Fraga Farias
Psicóloga. Especialista em Diagnóstico e Tratamento dos Transtornos do Desenvolvimento na Infância e Adolescência pela Universidade Hélio Rocha em Salvador/BA. Terapeuta em Estimulação Precoce. Membro da equipe clínica do Centro Lydia Coriat de PoA. Docente do Centro de Estudos Paulo Cesar D’Avila Brandão do Centro Lydia Coriat de PoA.

Profa.  Silvia Eugenia Molina
Psicóloga. Psicanalista. Especialista em Psicologia e Clínica pela UFRGS. Professora do Centro de Estudos Paulo Cesar D’Avila Brandão do Centro Lydia Coriat de PoA. Membro da equipe clínica do Centro Lydia Coriat de PoA. Docente do Centro de Estudos Paulo Cesar D’Avila Brandão do Centro Lydia Coriat de PoA. Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA).

Profa. Zulema Garcia Yañez
Fonoaudióloga. Psicomotricista. Especialista em Educação Psicomotora FAPA. Membro da equipe clínica do Centro Lydia Coriat de POA. Coordenadora e docente do Centro de Estudos Paulo Cesar D’Avila Brandão do Centro Lydia Coriat de POA.

*Corpo Docente sujeito a alterações.


INVESTIMENTO

Matrículas: 2 de R$ 255,00 (2018 e 2019)
Mensalidade:  24 x R$ 510,00
Orientação de TCC: R$ 510,00


INSCRIÇÃO

Taxa de inscrição: R$ 100,00
Após a inscrição o candidato deverá enviar os seguintes documentos para o e-mail pos@ienh.com.br

  • 01 currículo breve 
  • 01 cópia do comprovante de residência atual
  • 01 cópia da carteira de identidade
  • 01 cópia do CPF
  • 01 cópias do diploma de graduação (autenticado)

Critério de seleção
Profissionais graduados, selecionados através de currículo, carta de intenção e entrevista prévia.

Clique aqui para fazer a sua inscrição!

Informações:
Profª Draª Renata Roos -  renata.r@ienh.com.br

Assessoria Técnica e acompanhamento
Equipe do Centro Lydia Coriat de Porto Alegre/RS

Atualizado em: 16/11/2017