Desenvolver ideias acerca da relação entre a construção de políticas públicas em âmbito nacional e os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos foi o objetivo da palestra proposta aos acadêmicos de Psicologia da Faculdade IENH. Na noite de 8 de março, os alunos da Disciplina de Clínica Ampliada e Políticas Públicas participaram de uma conversa on-line com Paulo de Tarso Lugon Arantes.
Buscando refletir sobre questões como “o que é vulnerabilidade?” e “o que são violações de direitos?”, a atividade foi promovida pelo Professor Ricardo Arantes. Ele conta que o convidado abordou aspectos de como os organismos internacionais olham e zelam por essa proteção contra a violação”, ajudando a considerar que a vulnerabilidade se evidencia como déficit de exercício de direitos.
De acordo com o professor, o convidado “abordou aspectos de como os organismos internacionais olham e zelam por essa proteção contra a violação, ajudando a considerar que a vulnerabilidade se evidencia como déficit de exercício de direitos”.
Sobre o palestrante
Paulo Lugon possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo e mestrado em Proteção Internacional e Europeia de Direitos Humanos pela Universidade de Utrecht (Países Baixos) e doutorado pela Katholieke Universiteit Leuven. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Proteção Internacional dos Direitos Humanos, com atuação nos sistemas ONU e Interamericano.