Alunos da IENH visitam atelier da artista Ariadne Decker no Projeto “Traces in Hamburgo Velho"

Atividade com os 3°s anos do Ensino Fundamental ocorreu na sexta-feira, 16 de agosto
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa Sociedade e Cultura
Alunos da IENH visitam atelier da artista Ariadne Decker no Projeto “Traces in Hamburgo Velho"

Desenvolvendo o projeto “Traces in Hamburgo Velho”, os alunos dos 3° anos A, B e C do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama visitaram o atelier da artista Ariadne Decker, no dia 16 de agosto. No espaço, eles aprenderam mais sobre a história do bairro da escola e de Novo Hamburgo por meio das obras da artista plástica.

Inicialmente, a fim conhecer mais sobre a artista e sua relação com Novo Hamburgo, as turmas envolveram-se em uma proposta de pensamento computacional gamificada. A partir de um fluxograma, os alunos precisaram resolver um enigma, que resultava em um percurso onde encontrariam uma obra de Ariadne dentro da escola. Seguindo o trajeto eles descobriram a Sala da Coordenação. Lá, avistaram a obra que representa a primeira escola de Hamburgo Velho, a Evangelisches Gemeinde Schule, que ainda se encontra no bairro. "Os alunos envolveram-se muito nesta atividade gamificada desenvolvida com realidade aumentada", relata Janaína. 

No dia seguinte,  em conjunto com as Professoras – Ana Claudia Ferreira Schenkel, Simone Ledur Marks, Janaína Menezes, Poliana Soares e Fernada Gehlen Eckhardt, os estudantes puderam conhecer a artista Ariadne e visitar a Casa da Lira, onde fica o atelier. Patrimônio histórico de Hamburgo Velho, o prédio é um dos mais antigos da cidade, construído em 1890.

No local, os estudantes também adquiriram o livro da artista. “O caminho das cores” retrata espaços e lugares importantes do município. A leitura “contribuirá para expansão e aprofundamento dos estudos sobre a cidade”, comenta Janaína.