Alunos de Comércio Exterior criam empresas para entender rotinas de importação e exportação

Atividade também proporcionou o uso do SISCOMEX
Compartilhe:
WhatsApp
Alunos de Comércio Exterior criam empresas para entender rotinas de importação e exportação

No dia 20 de abril, alunos do Curso Técnico em Comércio exterior da IENH executaram projetos na sala de aula. 

Na disciplina de SISCOMEX, a proposta da Professora Olga Silveira Duarte foi a criação de uma empresa, que poderia ser importadora e exportadora ou que somente atuasse na importação e beneficiamento para venda no mercado  interno. Neste contexto, os alunos definiram a posição no mercado.  Segundo a Professora, deveriam demonstrar todo o processo de emissão documental e registros no SISCOMEX, desenvolvidos no ambiente do comexlabs.

Referenciais teóricos e práticos abordados no decorrer do bimestre foram consolidados com a atividade, que também enfatizou e estimulou a criatividade do aluno. Os estudantes foram desafiados a realizarem um projeto respeitando todas as fases administrativas, fiscais e cambiais inerentes ao processo, semelhante a rotina aplicada no ambiente de produção.

A atividade também permitiu que o aluno se colocassem na posição de gestor do próprio negócio, o que demandou assumir postura profissional, nível de entendimento das áreas do Comex para tomada de decisões e visão critica  no mapeamento de todas as fases. “Destaco como sendo de extrema relevância o envolvimento dos alunos e interesse demonstrado na construção dos projetos, pois se defrontaram com situações reais, como dificuldade de informações, busca por fornecedores, avaliação de preços, formação do preço de venda, situações pertinentes que ocorrem no dia a dia do profissional”, comenta Olga.