Alunos do Ensino Médio utilizam inteligência artificial para desenvolver contos

A partir das ideias e esboços produzidos pelas 2ªs séries, uma coleção de histórias completas foi criada
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa Colaboratividade e Tecnologia Sociedade e Cultura
Alunos do Ensino Médio utilizam inteligência artificial para desenvolver contos

Estudantes das 2ªs séries do Novo Ensino Médio da IENH utilizaram a criatividade literária e a tecnologia para desenvolver contos. A partir da Jornada do Herói e do ChatGPT, as turmas criaram uma coleção de histórias originais. A proposta ocorreu durante o segundo trimestre letivo e foi dividida em duas fases.

De acordo com o professor Reginaldo Ferreira, a atividade mostrou a “capacidade dos alunos de explorar a complexidade da Jornada do Herói de maneiras surpreendentes”. Os trabalhos, realizados no componente curricular de Oficina de Textos, estão disponíveis em um website dedicado para a exploração dos contos gerados pela combinação de aprendizado, imaginação e tecnologia: https://sites.google.com/view/ciartec-2a2b.

O processo de criação começou com os estudantes explorando a narrativa durante as aulas de Língua Portuguesa, criando personagens e estruturando histórias com desafios e transformações, inspirados pela Jornada do Herói. Na segunda fase, os alunos colaboraram com o ChatGPT, utilizando a inteligência artificial como ferramenta para desenvolver suas ideias e esboços em contos completos.

De acordo com Reginaldo, “a interação entre a criatividade humana e a tecnologia ampliou as possibilidades narrativas e trouxe sofisticação às histórias”. O professor também diz que a iniciativa ressalta como a inteligência artificial pode ser integrada ao processo criativo, “abrindo portas para novas formas de contar histórias”.

“O projeto une a tradição literária da Jornada do Herói com a tecnologia inovadora representada pela inteligência artificial ChatGPT”, fala. Segundo o professor, também é uma celebração à “união entre tradição e inovação, passado e futuro, por meio da paixão pela narrativa e da capacidade transformadora da educação”.

Todas as imagens que compõem o site e ilustram os contos foram geradas por inteligência artificial.