Aprendendo e refletindo de maneira colaborativa com Padlet

Alunos utilizaram a ferramenta digital para aprofundar os conhecimentos de literatura
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Colaboratividade e Tecnologia
Aprendendo e refletindo de maneira colaborativa com Padlet

Nas aulas de Português, os alunos do 8º ano A do Ensino Fundamental da IENH – Unidade Fundação Evangélica e do 5º ano A do Ensino Fundamental da IENH – Unidade Pindorama realizaram uma atividade interativa e colaborativa. As turmas usaram a ferramenta Padlet para aprender e discutir sobre assuntos trabalhados em aula.

De acordo com a Professora Carolina Müller, o Padlet é um recurso muito simples que permite a construção e compartilhamento de ideias através de um mural digital interativo.  Os murais foram criados pela Professora e compartilhados com os alunos que também receberam permissão para escrever, postar fotos, vídeos, links e fazer comentários nas postagens.

Os alunos do 8º ano A usaram o Padlet para discutir e refletir sobre aspectos relacionados ao livro “Antes que o mundo acabe” de Marcelo Carneiro da Cunha, que aborda aspectos relacionados aos dilemas adolescentes. Algumas frases/pensamentos do texto foram selecionados pela Professora e inseridos no Padlet. A tarefa dos alunos era comentar cada frase/pensamento colocando sua opinião/reflexão. Além disso, também foram convidados a postarem algo relacionado ao livro (frase, imagem, vídeo) e comentar as postagens dos colegas.

“Foi um trabalho de mediação da leitura através da interação online que proporcionou aos alunos muita reflexão e colaboração para a construção de significados da leitura”, comenta Carolina.

O Padlet dos alunos do 8A pode ser acessado em https://padlet.com/carolina_m/hbnurbno1e3d

O 5º ano A também usou o Padlet, mas com uma abordagem um pouco diferente: registrar suas pesquisas e descobertas sobre a literatura de cordel.

Inicialmente, a Professora leu para os estudantes o cordel “Qual o nome do animal” de Izaias e Esperantivo. Este cordel instiga a formação de rimas, pois, para completar a sextilha, o leitor deve concluir o nome do animal descrito através da rima.

Os alunos também tiveram a oportunidade de ouvir outros cordéis gravados por cordelistas.

Após este momento de sensibilização e motivação, foram desafiados a descobrirem informações sobre este gênero literário. Eles deveriam pesquisar sobre a origem, a estrutura, os assuntos, os cordelistas, curiosidades, etc... Todas as descobertas deveriam ser registradas no Padlet. “Foi um momento de muita aprendizagem, pois os alunos liam as informações postadas pelos colegas e comentavam, além de ficarem curiosos por mais informações. Também descobriram muitos dados sobre os cordéis, ajudando-os na compreensão das características desse gênero”, destaca Carolina.

O Padlet dos alunos do 5º ano A pode ser acessado em

https://padlet.com/carolina_m/8w5w0z1nz2sm