Aprendendo matemática de forma lúdica

Alunos do Nível 5A participaram de diversas atividades
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa Colaboratividade e Tecnologia Sociedade e Cultura
Aprendendo matemática de forma lúdica

Os alunos do Nível 5A da Educação Infantil da IENH – Unidade Oswaldo Cruz, acompanhados da Professora – Jordana Quilião e da Auxiliar de Atividades Escolares – Morgana Machado, realizaram atividades lúdicas para desenvolver conhecimentos de matemática.

Inicialmente, a Professora colocou as fichas de números viradas para baixo e sorteou os nomes dos alunos para começar a tarefa. Estes, um por vez, tiveram que virar a ficha, reconhecer o numeral e pegar a quantidade necessárias de tampinhas. Após, outro grupo de alunos foi sorteado e recebeu um novo desafio: colocar os numerais e suas quantidades numa sequência numérica. Ainda, surgiu o desejo, por parte da turma, de separar as tampinhas usadas pelo critério da cor.

Em outro momento, confeccionaram crachás com um número escolhido por cada aluno. No pátio da escola, vivenciaram diversas atividades utilizando o crachá. Participaram de uma brincadeira dirigida pela Professora e se dividiram de acordo com os números, trabalhando de forma colaborativa e cooperativa em cada proposta. Por fim, compartilharam para o grupo as suas indagações e descobertas.

A partir dessas propostas os alunos puderam vivenciar diferentes momentos com a presença da matemática de forma lúdica. Essas atividades envolveram a interação, o raciocínio lógico e a possibilidade de criar combinações e tomar decisões juntos, o que é essencial para o desenvolvimento da autonomia. “A criança, colocada diante de situações lúdicas, apreende a estrutura lógica da brincadeira e, deste modo, apreende também a estrutura matemática presente” (MOURA, 2008, p.80).