Atividades incentivam a autonomia no Nível 2A

Alunos trabalharam com fotos de quando eram bebês
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Sociedade e Cultura
Atividades incentivam a autonomia no Nível 2A

No decorrer do segundo semestre, os alunos do Nível 2A da Educação Infantil da IENH – Unidade Oswaldo Cruz iniciaram processos como o desfralde, deixar o bico e dormir no próprio quarto. A partir da observação desses processos, a Professora Cláudia Nis propôs atividades com o objetivo de estimular a autonomia e dar aos alunos mais confiança.

Para iniciar, no dia 28 de setembro, a professora Cláudia Nis mostrou aos alunos fotos de quando eram bebês, com propósito de se reconhecerem nas imagens. Após isso, seguiram para a Biblioteca, onde cada aluno pôde ver suas fotos e vídeos de quando era bebê, além de depoimentos das famílias dizendo o quanto são especiais. Os alunos realizaram um lanche coletivo, em que cada família participou preparando um alimento da preferência do filho. “Eles ficaram surpresos e radiantes ao ver suas fotos de bebês, também acompanhavam ansiosamente para ver qual seria a próxima foto e como era a foto de cada colega. Foi lindo observar a felicidade deles ao ver cada depoimento dos seus familiares. Alegria descreveu aquele momento”, conta a Professora Cláudia Nis.

Em outro momento, os alunos relacionaram as suas fotos de bebês com as fotos atuais. Também foi proposto que realizassem a releitura da sua foto de bebê com tinta e pincel. Com cola colorida, esponja e acessórios, utilizando a técnica de carimbar, os alunos confeccionaram porta-retratos com as fotos atuais e de bebê.

Segundo a Professora Cláudia, a turma também desenvolveu a colaboratividade na atividade em que receberam tampinhas de garrafas. Cada aluno deveria escolher diversas tampinhas para o colega e, a partir disso, com o material criar personagens da história “Eu quero ser grande”.

“No decorrer das atividades, os alunos se mostraram curiosos e falavam o tempo todo: “como eu era bebezinho né profe” ou “agora eu já sou grande e venho na escola”. Foi uma atividade muito significativa e é nítido ver que incentivou os pequenos nos diversos processos em andamento”, relata Cláudia.