Centro de Vivência Ambiental é inaugurado na Fundação Evangélica

Projeto integra as ações ambientais do Programa Gota D'água
Compartilhe:
WhatsApp
Centro de Vivência Ambiental é inaugurado na Fundação Evangélica

A cada dia, a Educação Ambiental está mais em foco na IENH. Ações que estimulam a consciência ambiental estão sendo realizadas em todas as Unidades da Instituição. Uma dessas ações, que já está em prática, é o Projeto "Roda água, roda vida" - Centro de Vivência Ambiental, iniciativa do Programa Gota D’água.

Lançado na quarta-feira, 8 de junho, o Centro de Vivência Ambiental está localizado na IENH - Unidade Fundação Evangélica e trata-se de um espaço com o propósito de viabilizar o estudo e práticas com a preservação da água, plantio saudável de hortaliças e chás. Na cerimônia de inauguração, participaram alunos, Monitores Ecológicos do Pindorama e do Oswaldo Cruz, professores e funcionários da Instituição. Além disso, estiveram presentes representantes do Lewa Esperança, Rotary Club, Movimento Roessler, Verdesinos e Catavida, parceiros da IENH nos projetos ambientais.

Na oportunidade, a Coordenadora dos Programas Socioambientais da IENH – Isabel Lizakoski agradeceu a presença de todos e falou da importância do Centro de Vivência e a forma como será utilizado. O Grupo Arte em Movimento realizou a apresentação de duas canções. As Professoras Ana Paula Machado e Fernanda Kohlrausch também destacaram o benefício da ação para a comunidade escolar. O Diretor Geral da IENH – Seno Leonhardt abordou a iniciativa, comentando as outras ações que a IENH está realizando na área ambiental, como a promoção do Curso de Energia Solar Fotovoltaica, a construção do Container Lab e a adaptação dos espaços reformados com a instalação de sistemas para captação e reutilização da água da chuva.

Contendo um sistema para captação da chuva e também uma horta com chás e plantas comestíveis, o Centro de Vivências promove a sustentabilidade. A água coleta e armazenada será utilizada na irrigação das plantas, construindo o ciclo da reutilização da água, o ciclo de vida. Também foi iniciada uma horta com hortaliças que, posteriormente, serão doadas para as entidades.  Ainda para este ano, também está prevista a instalação de um poste movido à energia solar através de uma placa fotovoltaica, o que possibilitará a iluminação do espaço com energia renovável. O local será utilizado pelos funcionários, professores e alunos da Fundação Evangélica.

“A prática da Gestão Ambiental, além de promover a proteção ambiental e a mudança de posturas da comunidade por meio da educação, com a promoção de boas práticas, contaminado positivamente o maior número de pessoas”, destaca a Coordenadora Isabel.

Confira todas as fotos aqui.