Collab Room, Sala Mind Makers e Laboratório de Redes são inaugurados da Unidade Fundação Evangélica

Ambientes proporcionarão aprendizado prático e experiencial aos estudantes
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Colaboratividade e Tecnologia
Collab Room, Sala Mind Makers e Laboratório de Redes são inaugurados da Unidade Fundação Evangélica

Novos ambientes foram apresentados aos estudantes da IENH – Unidade Fundação Evangélica na manhã desta quinta-feira, 17 de março. A Collab Room foi inaugurada na presença dos representantes de turma do Ensino Médio, enquanto alunos do Ensino Fundamental participaram do lançamento da Sala Mind Makers.

Com falas do Diretor Geral, Seno Leonhardt, da Vice-Diretora de Educação Básica e Coordenadora da Unidade Fundação Evangélica, Déborah Cassel, e da Coordenadora Pedagógica, Daniele Blos Bolzan, ambos os momentos serviram para explicar a importância do investimento em espaços diferenciados e como eles colaboram no processo de aprendizagem.

Daniele conta que a inspiração para a Collab Room surgiu de projetos apresentados por professores da IENH e que foram desenvolvidos na Especialização em Educação Bilíngue e Cognição. Na conversa, a Coordenadora Pedagógica ressaltou que a sala propicia aos alunos que eles estejam no centro do processo de aprendizagem, “descobrindo, pesquisando, resolvendo desafios” e interagindo em estações de aprendizagem que proporcionam diferentes formas de estar ativo e colaborativo nos estudos. De acordo com o Diretor Seno, a expectativa é que os alunos “tenham mais liberdade e mais espaço para que a criatividade e o empreendedorismo sejam aflorados” ao utilizar a nova sala.

Já a Sala Mind Makers, é um ambiente que oportuniza o desenvolvimento de habilidades que envolvem os conhecimentos de robótica, eletrônica digital, internet das coisas e inteligência artificial. A partir da parceria com a empresa que dá nome à sala, os estudantes terão à disposição materiais didáticos, todos em língua inglesa, robôs, plataformas e programas, mapas e outros materiais que auxiliam no processo de aprendizagem e desenvolvimento do pensamento computacional.

Segundo Daniele, a IENH é uma das poucas instituições parceiras que escolheu utilizar os materiais Mind Makers oferecidos em língua inglesa, isso porque os projetos propostos serão desenvolvidos no componente curricular Programming, ministrado na língua adicional do Currículo Bilíngue. O Diretor Seno destaca que o local é “cheio de tecnologia” e será utilizado por todos na Instituição. Ele ainda conta que as Unidades Pindorama e Oswaldo Cruz também contarão com uma sala especial da parceria.

Participando das duas inaugurações, a Presidente do Grêmio Estudantil Castro Alves (GECA), Juliana Biasuz, comenta que achou “muito interessante” os espaços. Para ela, eles “vão incentivar os alunos a aprender” por meio de “todas as possibilidades que têm neles”, principalmente vindo do período de aulas remotas. Déborah, em ambos os momentos, agradeceu a presença dos alunos e ressaltou o apoio de Seno para o avanço tecnológico e de metodologias da IENH: “a forma como o Diretor Geral trabalha conosco permite que a gente trabalhe com os professores e com vocês com criatividade, com inovação, com autonomia, com diálogo e com parceria. Ele tem nos dado muitas oportunidades de pensar uma escola diferente para vocês [alunos]”, diz.

Investimento em tecnologia

Outros ambientes com aparatos tecnológicos também foram reestruturados e inaugurados pela Instituição. Esse é o caso do Laboratório de Redes, que recebeu uma nova sala no prédio B da Unidade Fundação Evangélica. Frequentado pelos estudantes do Ensino Superior, a sala possui computadores específicos para práticas, equipamentos de redes de computadores e, agora, é mais alegre com uma pintura amarela!