Com arte, testagem sanguínea e papo sobre biogás, XVII Semana CIARTEC inicia na IENH

Programação envolve diferentes áreas do conhecimento em uma programação repleta de práticas e palestras
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa Colaboratividade e Tecnologia
Com arte, testagem sanguínea e papo sobre biogás, XVII Semana CIARTEC inicia na IENH

Da tecnologia às artes, a programação da XVII Semana CIARTEC está repleta de propostas que retratam e valorizam as vivências do ambiente escolar. A abertura do evento ocorreu na manhã desta segunda-feira, 28 de agosto, já demonstrando a diversidade de assuntos abordados no evento: teve arte, testagem sanguínea e conversa sobre biogás.

Organizando a edição deste ano, a professora Karin Meyrer desafiou os alunos a “participarem ativamente das atividades, fazerem perguntas, desafiarem suas mentes e expandirem seus horizontes”, desejando uma “semana extraordinária” a todos. O cronograma oportuniza momentos para todas as áreas do conhecimento, contemplando as artes, a ciência, a tecnologia, os esportes, as linguagens, entre outras.

Valorizando a programação, o diretor geral, Seno Leonhardt, em fala de abertura, agradeceu aos organizadores e professores envolvidos pela “motivação de seus alunos e participação direta na construção de cada um dos espaços”. Ele também retomou brevemente a história da CIARTEC, ressaltando que ela foi pensada para “dar maior visibilidade aos participantes e propiciar às famílias a participação e enxergar tudo o que os alunos estão fazendo”.

Em conjunto com a professora Daniella Neres, as turmas dos 8°s anos e dos 9°s anos realizaram apresentações musicais durante o evento de abertura. As turmas tocaram os clássicos “Tiro Ao Alvaro”, de Adoniran Barbosa, e “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim. Participantes do Centro de Interesse em Dança também apresentaram uma coreografia, orientada pela professora Alessandra Feltes.

Na mesma manhã, ainda houve uma palestra e momento de testagem sanguínea, que contou com a participação das turmas da 2ª série do Ensino Médio, e uma palestra sobre “Inovação científica e tecnológica da produção de biogás para reduzir o impacto ambiental gerado pelas atividades econômicas”, com Suelen Paesi. A última atividade reuniu todos os estudantes da Unidade Fundação Evangélica no ginásio da escola.

Como um conselho aos estudantes, Seno ainda desejou que os alunos saibam “aproveitar cada espaço e cada momento como uma grande oportunidade de aprendizagem que vai fazer a diferença” para o presente e futuro deles.