Crianças criam final da história “Chá das Maravilhas” em vídeo

Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Colaboratividade e Tecnologia Sociedade e Cultura

As dinâmicas de videoaulas têm aproximado professores e alunos no período de atividades domiciliares. Segundo a Professora Liliane Bohlke, além de manter o vínculo com a escola, a experiência está oportunizando momentos de canto, organização temporal e brincadeiras.

Neste período, uma das atividades propostas aos Níveis 5 da Educação Infantil da IENH - Unidade Oswaldo Cruz foi a contação da história do “Chá das Maravilhas”, da escritora Léia Cassol. Narrada em vídeo pelas professoras Liliane e  Sílvia Molter, a história instigou os alunos a participarem com curiosidade em suas casas. Durante a história, muitos personagens aparecem para o chá, mas apenas o último visitante fica misterioso. “Ele bate à porta, mas não aparece, deixando todos curiosos”, conta Liliane. Pensando em alguma maneira das crianças se verem e também estarem mais próximas entre elas, as professoras propuseram o desafio: criar o final da história! Confeccionando um personagem e um ingrediente especial para o chá, as crianças gravaram vídeos mostrando como encerraram a história. “Com certeza, essa proposta foi muito além das expectativas e só foi possível, com o apoio e a parceria das famílias que fizeram toda a diferença na execução da tarefa”, destacam as professoras. 

A partir da história, várias atividades foram desencadeadas, como: cooking class dos biscoitos do amor que aparecem na história, registros matemáticos, registros escritos e sensibilidade na criação do ingrediente especial que cada um levou para o chá. Também promoveu sentimentos importantes e a alegria das crianças de vivenciarem as tarefas com a parceria da família. “São momentos que ficarão registrados pra sempre em seus corações, memórias afetivas da infância”, comenta Liliane.

A proposta buscou desenvolver a oralidade, a criatividade e a expressão artística dos estudantes. Com a atividade, as crianças puderam expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita, desenhos e outras formas de expressão.

Confira os vídeos das turmas: