Curso de Extensão em Teoria e Prática na Educação Bilíngue da Faculdade IENH inicia em fevereiro

Compartilhe:
WhatsApp

Um Curso de Extensão em Teoria e Prática na Educação Bilíngue será promovido pela Faculdade IENH. Elaborado para seguir as novas diretrizes curriculares nacionais para a educação plurilíngue no país, a formação de 120 horas iniciará em 18 de fevereiro. Os encontros ocorrerão de forma digital, por meio de aulas síncronas.

Coordenada por Luciana Brentano, a extensão autorizada pelo Ministério da Educação – MEC promove discussões teóricas e reflexivas relacionadas ao bilinguismo, à educação bilíngue e à cognição do sujeito multilíngue. Ela explica que o curso “não somente aprofundará os conhecimentos dos participantes [nos assuntos já citados], mas aplicará os conceitos e teorias na prática docente em contexto bilíngue”.

A formação terá encontros semanais em tempo real, que ocorrerão às quintas-feiras, das 19h às 22h.  As aulas serão ministradas por Mestres e Doutores renomados na área do bilinguismo e da educação bilíngue no Brasil – além de Luciana, também são professores do curso Rita Ladeia, Raul Paraná, Ingrid Finger, Cristiane Ely Lemke, Janaína Menezes, Daniele Bolzan, Tatiana Canto de Carvalho, Ingrid Puche, entre outros.

A inscrição para o curso pode ser feita por meio do site: https://bit.ly/EducacaoBilingue120h

Importância

De acordo com as novas diretrizes do ensino bilíngue no Brasil, que foram determinadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), as escolas denominadas bilíngues deverão apresentar certificação de formação complementar em Educação Bilíngue dos docentes, até dezembro de 2021. No Parecer 02/2020, já aprovado e aguardando homologação, consta que será exigido de todo o professor que trabalhar em currículo bilíngue, um curso de no mínimo 120 horas em educação bilíngue, autorizado pelo MEC.

Confira os diferenciais do curso da Faculdade IENH:

  • Curso digital, mas não EaD: são aulas síncronas com algumas atividades assíncronas;
  • Time de professores composto por Mestres e Doutores renomados na área do bilinguismo e da educação bilíngue no Brasil;
  • Turmas pequenas para que os alunos possam interagir entre si e com o professor;
  • Aulas semanais (toda a quinta-feira);
  • Possibilidade de aproveitamento de créditos na Pós-Graduação em Educação Bilíngue e Cognição da Faculdade IENH;
  • Autorizado pelo MEC;
  • Com certificação;
  • Diversos componentes curriculares, como: bilinguismo, políticas linguísticas, educação bilíngue, neurociências e aprendizagem, alfabetização e letramento em duas línguas, bilinguismo e cognição, metodologias para o ensino bilíngue e entre outras.
  • Workshop de atividades práticas na Educação Bilíngue;
  • E-book exclusivo sobre Educação Bilíngue nas escolas brasileiras e os caminhos necessários para a implantação desta proposta.

Atualizado em: 27/01/2021