O curso irá abordar questões práticas e teóricas do ensino e aprendizagem de línguas em contextos bilíngues/multilíngues tratando de estudos que investigam a relação entre cognição e bilinguismo sob a perspectiva da psicologia cognitiva.
Público-alvo: Professores, coordenadores pedagógicos e outros profissionais atuando ou interessados em atuar na educação bilíngue.
Carga horária: 370h
Aulas mensais: Sextas-feiras: 19h às 22h30min / Sábados: 8h às 12h e 13h às 17h
DISCIPLINAS
MÓDULO I - Ensino e aprendizagem de línguas: perspectivas teóricas
Aquisição de L1
Aquisição de L2 e teorias do ensino de línguas estrangeiras
Processamento da informação - neuropsicologia
Neurociências e aprendizagem
Políticas linguísticas e programas bilíngues
Bilinguismo e cognição
Construção da identidade do sujeito bilíngue
MÓDULO II - O trabalho docente na educação infantil e anos iniciais: lincando teoria e prática
O desenvolvimento infantil do zero aos 12 anos
Metodologias no ensino de línguas estrangeiras
Avaliação em contexto bilíngue
Letramento e biletramento
MÓDULO III - Recursos metodológicos no ensino bilíngue: perspectivas práticas
O trabalho interdisciplinar e o desenvolvimento de projetos
O ensino das 4 habilidades
Criação e ampliação de espaços bilíngues/multilíngues
Ambientes digitais e recursos tecnológicos
O trabalho colaborativo
Atividades lúdicas no ensino bilíngue
Produção, análise e uso de materiais didáticos
Seminário avançado em tópicos bilíngues
Laboratório de aprendizagem
MÓDULO IV - Trabalho de conclusão do curso
Metodologia de pesquisa e redação científica
Orientação da monografia
CRONOGRAMA DAS AULAS
Fevereiro de 2018 Dias 13 e 14 | Março de 2018 Dias 02 e 03 | Abril de 2018 Dias 13 e 14 |
Maio de 2018 Dias 04 e 05 | Junho de 2018 Dias 08 e 09 | Julho de 2018 Dias 13 e 14 |
*Cronograma das aulas do 1º semestre de 2018.