Estudantes bilíngues participam da Semana Nacional de Educação Financeira

No Currículo Bilíngue, os estudantes possuem um componente curricular Financial Education
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Liderança e Empreendedorismo Sociedade e Cultura
Estudantes bilíngues participam da Semana Nacional de Educação Financeira

Estudando Educação Financeira como componente do Currículo Bilíngue, os alunos dos 6°s anos C e D do Ensino Fundamental da IENH – Unidade Oswaldo Cruz participaram de uma ação da Semana Nacional de Educação Financeira – ENEF, que ocorreu na última semana, de 20 a 26 de maio.  O momento oportunizou às turmas vivências lúdicas e reflexivas, desencadeando conscientização em torno de um sistema financeiro responsável.

Mobilizando em torno de ações educacionais, a Semana ENEF conscientiza para melhorar a vida financeira e atua como ferramenta de inclusão social, elevando o nível de eficiência do Sistema Financeiro Nacional.

Convidados pela Instituição parceira do programa – Caixa Econômica, os estudantes receberam na manhã de sexta-feira, 24 de maio, as Gerentes – Gabriela Freitag Magagnin e Carolina Ullmann Webber para um momento interativo de dinâmicas e reflexões. No encontro, o assunto “Quem Sonha Poupa”, escolhido como tema do evento deste ano, foi discutido, ressaltando os conceitos básicos de educação financeira de forma lúdica, especialmente o conceito de poupar.

No encontro organizado pela Coordenadora Pedagógica da Unidade – Ana Paula dos Reis e os professores dos 6°s anos, também foram apresentados aos alunos os 12 passos importantes que devem ser considerados para economizar:

– Saber que o dinheiro faz parte de muitas coisas em nossas vidas;

– Entender a diferença entre desejo e necessidade;

– Além de você, todos da sua família possuem desejos e necessidades / Diálogo com a família;

– Aprender a mágica de cuidar bem do dinheiro;

– O trabalho como fonte de renda;

– Conhecendo os limites financeiros da sua família;

– A importância da Ética;

– Como gastar seu dinheiro;

– Aprender a poupar;

– Observar que o consumismo prejudica o Planeta;

– Entender a diferença entre o caro e o barato;

– Agir com “Responsabilidade”;

Com reflexões e vivências por meio da participação dos estudantes, um planejamento financeiro para a realização de um sonho foi elaborado a partir dos 12 passos. A atividade terá continuidade nas aulas de Matemática e Financial Education.