“Ensaio de efetividade de um programa de Psicologia Positiva on-line para a promoção de saúde” é o título do projeto de pesquisa multicêntrico o qual a Faculdade IENH está fazendo parte. Além dela, outras três instituições gaúchas participam: UFRGS, FURG e UFPEL. O projeto foi desenvolvido pela Dra. Helen Durgante da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), via Edital Universal do CNPQ/MCTI/ № 18/2021.
Representando a Faculdade IENH no Vale do Sinos, a Professora Dra. Jeane L. Borges integra o grupo. Ela comenta que a pesquisa visa avaliar a efetividade do Programa Ver Ser, que visa a promoção de saúde e psicoeducação para profissionais da saúde, educação e assistência social, a partir da abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental e da Psicologia Positiva.
De acordo com Jeane, o programa intervém sobre valores, autocuidado, otimismo, empatia, gratidão, perdão e significado de vida e trabalho. Ao todo, são seis sessões semanais grupais, com 2 horas cada, no formato remoto. “Este projeto faz parte de pesquisas atuais e pioneiras em contexto nacional em meio ao momento pós-pandêmico”, diz a Professora.
A pesquisa está com inscrições abertas para voluntários para participação no grupo controle, que será composto por profissionais e acadêmicos da área da saúde, assistência social e educação. A participação é em três momentos de coleta de dados: no momento atual, após seis semanas e três meses depois.
Também estão abertas as inscrições para psicólogos e acadêmicos do 8° semestre, da região do Vale do Sinos, que queiram participar de uma capacitação sobre o Projeto Vem Ser e se tornarem replicadores da intervenção.
Para mais informações:
Dra. Helen Durgante (UFPEL): [email protected]
Dra. Jeane L. Borges (IENH): [email protected]
Para participar da pesquisa acesse: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdoxSeCBn2Wct-CsMtFmMGbBai_h4_ukmax46bYznNtUGFPWA/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0