Cerca de 500 pessoas são esperadas para debater a educação bilíngue no II Simpósio Internacional em Educação Bilíngue (SIEB), organizado pela Faculdade IENH. O evento, que ocorre nos dias 17, 18 e 19 de março, será na Unidade Fundação Evangélica e contará com palestras de pesquisadores nacionais e internacionais, além de workshops e mesa redonda.
De acordo com a coordenadora do evento, Luciana Brentano, durante os três dias de SIEB, o objetivo é “aprender, refletir, compartilhar boas práticas na área do bilinguismo e da educação bilíngue e sair enriquecido com os contatos feitos”. Diversos profissionais da área estarão reunidos para falar sobre práticas, tendências e pesquisas em educação bilíngue que estão acontecendo no mundo.
No primeiro dia, a palestra de abertura é com Luciana, que falará sobre “Currículos e programas bilíngues de línguas de prestígio no Brasil: um panorama dos diversos modelos e uma reflexão acerca de suas finalidades educativas”. O sábado inicia com fala internacional, de uma das mais renomadas pesquisadoras em bilinguismo e cognição no mundo, Judith Kroll (Universidade da Califórnia, UCI/ BMB Lab), que abordará o “Multilinguismo e o controle cognitivo no cérebro”.
Domingo, no encerramento, além de duas palestras tratando sobre alfabetização bilíngue e dislexia e bilinguismo, será realizada uma visita guiada às Unidades Pindorama e Oswaldo Cruz,
para os que se inscreverem. No encerramento, um momento especial com os alunos dos 5° anos do Ensino Fundamental e dos Níveis 5 da Educação Infantil será promovido.
Sobre a importância do evento, Luciana destaca que é fundamental um “olhar mais aprofundado para a criança bilíngue e a forma como ela aprende e se relaciona com o contexto de escolarização. O ensino bilíngue de línguas de prestígio, suas práticas e tendências é um assunto urgente e necessário torna-se urgente para uma educação de qualidade que promova o desenvolvimento de competências para o século 21”. Ela fala, ainda, que o SIEB é o único evento com esse formato que alia pesquisadores e escolas bilingues, no Brasil.
As inscrições estão abertas até dia 10 de março e mais informações estão disponíveis no site do evento: https://ienh.com.br/conteudo/hotsites/simposiobilingue/