Fast & Furious: alunos constroem carrinhos movidos com pilhas na aula de Programação em Inglês

Turmas dos 4ºs anos programaram e também participaram de uma corrida
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Colaboratividade e Tecnologia Plurilinguismo
Fast & Furious:  alunos constroem carrinhos movidos com pilhas na aula de Programação em Inglês

Tecnologia e Robótica fazem parte do dia a dia das aulas de Programação em Inglês dos 4ºs anos C e D do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz. No mês de novembro, em grupos e apoiados pelas Professoras Cristiane Ely Lemke e Jaqueline Grassmann, os alunos foram desafiados a construírem carrinhos que se movessem através da bateria e trabalhassem os conceitos de programação e robótica.

Os materiais para confecção do carrinho foram apresentados e explicados aos estudantes que, então, puderam decidir o modelo que seguiriam, levando em consideração que era necessário anexar o motor, a hélice, as pilhas e o botão de liga e desliga. Após desenvolverem a estrutura do carrinho, com base e eixo (produzidos com palito de churrasco e canudo), foram instruídos sobre a maneira de conectar o motor, fazendo as ligações das pilhas ao mesmo, cuidando com os fios positivo e negativo.

Com os carrinhos prontos, os alunos participaram de uma corrida entre as turmas, considerando duas categorias: velocidade e distância. Os grupos foram organizados no salão da escola e seguiram as regras da competição de forma justa e colaborativa. Para finalizar atividade, segundo a Professora Cristiane, serão analisados os carrinhos que tiveram melhor desempenho a fim de refletirem sobre quais características os tornaram mais rápidos e resistentes.

Para Cristiane, a proposta contribuiu para que os alunos buscassem ideias e alternativas para construírem um carrinho com materiais simples, como palitos, papelão, plástico, que pudesse mover-se pela força do motor ao qual deveria ser conectado. Os alunos precisaram planejar, discutir, testar e refazer o carrinho para que se tornasse competitivo e alcançasse o objetivo da tarefa: construir um carrinho a pilhas. “Este foi um trabalho muito especial, tanto durante a construção dos carrinhos, quanto durante a competição, momento em que puderam ver o que havia sido positivo e negativo em sua criação”, destaca a Professora Cristiane.