Gamificação na sala de aula

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Eixos Envolvidos nesta atividade:
Colaboratividade e Tecnologia Plurilinguismo
Gamificação na sala de aula

Os alunos do 3º ano A e B do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama realizaram um passeio a pé pela quadra da escola e arredores, juntamente com as Professoras Janaína Menezes, Carolina Luisa Flesch e Fernanda Gehlen. No momento, observaram os lugares, os nomes das ruas, a numeração, a arquitetura e descobriram ainda mais sobre o quanto que o bairro de Hamburgo Velho, onde situa-se a escola, carrega de significado histórico para a constituição da cidade de Novo Hamburgo, uma vez que, ali, os alemães estabeleceram as suas moradias quando chegaram na região.

Após este momento, que foi tão significativo, os estudantes ampliaram seus conhecimentos sobre a quadra onde localiza- se a escola e também sobre locais importantes do bairro Hamburgo Velho de uma forma diferente. A atividade foi mediada pela Professora Janaína Menezes, nas aulas de Inglês.

A partir de uma proposta de gamificação da quadra onde situa-se o Pindorama, os alunos envolveram-se em missões para descobrir enigmas que por ali se escondiam. A gamificação, resumidamente, consiste em trazer a dinâmica e mecânica dos jogos para contextos de não-jogo. Os alunos receberam enigmas que envolviam locais que se situavam na quadra e nos arredores da escola e para resolvê-los, precisam se “transferir” para o Google Maps. Ali, na versão satélite do mapa, foram se direcionando nas ruas, observando características dos lugares a fim de tentar decifrar as charadas e cumprir as missões.

A atividade foi organizada em duplas, possibilitando que os alunos colaborassem mutuamente, tentando resolver os desafios juntos. Cada dupla recebeu um Chromebook logado no Google Maps e uma folha de enigmas. Esta aula gamificada gerou imersão, diversão e principalmente, contribuiu para gerar mais conhecimento acerca das ruas, da quadra e dos locais do bairro onde se situa a escola. A partir disso, os alunos ainda se envolverão em outros desafios que serão propostos mais adiante relacionados ao pensamento computacional e programação.