Hipóteses e teorias sobre a metamorfose a partir de música na Educação Infantil

“A borboleta e a Lagarta”, do grupo Palavra Cantada, foi o start para estudos
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa Plurilinguismo
Hipóteses e teorias sobre a metamorfose a partir de música na Educação Infantil

A turma do Nível 2A da Educação Infantil Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama, em conjunto com o 3° ano A do Ensino Fundamental Bilíngue, está aprendendo sobre as borboletas. Os estudos objetivam compreender sobre a vida das borboletas, suas cores e formatos, bem como os modos de sobreviver no meio ambiente.

Devido à primavera, nos momentos de pátio, as crianças observaram a presença de animais diferentes nas flores espalhadas pela paisagem da escola. Elas perceberam os formatos, cores e formas de voar diferentes, que despertaram a curiosidade. A partir disso uma proposta foi desenvolvida em torno da vida da lagarta e da borboleta, por meio da exploração da canção “A borboleta e a lagarta", do grupo Palavra Cantada.

De acordo com a Professora Débora Vargas, com a canção, a turma criou hipóteses e teorias sobre a metamorfose, utilizando, também, a escuta, a observação de imagens e a troca de saberes uns com os outros. Cada criança ainda realizou um registro sobre a borboleta utilizando filtro de café, canetas esferográficas e água, em uma técnica em que as cores se mesclam formando um mosaico.

Completando as atividades, as crianças criaram um jardim para sua borboleta morar, fazendo flores com papel crepom e desenhando árvores e outras plantas. Nesse processo, elas ampliaram seus conhecimentos em torno da vida natural e dos ecossistemas para construírem coletivamente um senso de responsabilidade ambiental e social em torno dos diferentes seres que compõem a Terra.

Esta proposta faz parte do projeto “Animais da nossa vida”, que explora os diferentes bichos que estão no cotidiano das crianças, tanto em suas casas quanto na escola.