História em Inglês inspira degustação de frutas e construção de jogos

Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Saúde e Qualidade de Vida Plurilinguismo
História em Inglês inspira degustação de frutas e construção de jogos

Inspiradas na história “The Very hungry caterpillar”, de Eric Carle, diversas atividades foram propostas pela Professora Kelly Melo  aos alunos do Nível 4C da Educação Infantil da IENH – Unidade Pindorama. A degustação de frutas e a construção do jogo em Inglês foram alguns desses momentos.

Na degustação, os alunos puderam saborear as mesmas frutas que a “Caterpillar”, personagem da história, comeu durante uma semana: maçã, pêra, ameixa, morango e laranja. A contagem oral em Língua Inglesa, assim como vocabulário, foram desenvolvidos nessa atividade. Os estudantes deveriam escolher as frutas que gostavam e mais uma para “provar”. Ao escolherem o alimento, diziam seus respectivos nomes em Inglês e após todos experimentarem, realizavam um comparativo de qual foi a fruta mais e menos apreciada pela turma através de um gráfico. “A degustação no grande grupo fez com que alguns alunos se “arriscassem” ao experimentar outras frutas, pois os colegas estavam fazendo o mesmo. Foi possível introduzir o conceito de healthy/unhealthy (saudável e não saudável) através da história e incentivar os alunos a experimentarem frutas”, comenta a Professora Kelly.

Para a construção do jogo, os alunos receberam partes da história. Conforme a Professora contava a história, deveriam ir até o pôster e colar sua parte, formando o jogo de tabuleiro da turma, em que o objetivo era passar da pequena “caterpillar-lagarta” à linda borboleta. Cada aluno escolhia uma peça de lego para representar o seu lugar no tabuleiro e, ao jogar o dado, deveria reconhecer o número correspondente e avançar “casas/frutas”, realizando a contagem em Língua Inglesa. Segundo a Professora Kelly, a atividade contribuiu no desenvolvimento da habilidade auditiva, habilidades lógico-matemáticas, reconhecimento dos números e oralidade. “O jogo de tabuleiro foi bastante estimado pela turma. Jogamos em grande grupo, depois em grupos menores e muitos alunos agora fazem uso do jogo nos momentos de brinquedo livre. Com certeza as aprendizagens foram bastante significativas e divertidas”, destaca Kelly.