Holiday spending in different countries – alunos aprendem sobre conversão de moedas em Inglês

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Eixos Envolvidos nesta atividade:
Liderança e Empreendedorismo Pesquisa Colaboratividade e Tecnologia Sociedade e Cultura Plurilinguismo
Holiday spending in different countries – alunos aprendem sobre conversão de moedas em Inglês

A conversão de moedas de diversos países foi tema de um projeto do componente curricular Financial Education dos alunos dos 6ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz.

O trabalho foi iniciado a partir da leitura do texto “Cheap deal or rip off”, retirado do guia britânico “Introducing Financial Mathematics”. Em forma de artigo de jornal, o material de leitura aborda outros gastos - que não passagens e acomodação - a que se precisa estar atento antes de uma viagem ao exterior. Após isso, os alunos foram divididos em pequenos grupos e lançados ao primeiro desafio: uma companhia de turismo britânica precisa mostrar um gráfico com a conversão estimada de libras (pounds) para a moeda de diferentes países, tais quais França, India, Dubai, China e Estados Unidos. Cada aluno escolheu um dos países e, depois de calcular manualmente a conversão, desenhou o gráfico linear em uma folha quadriculada.

Na segunda etapa, o desafio era descobrir em qual país precisariam menos dinheiro, considerando uma série de gastos. Os estudantes receberam uma lista com itens e serviços de alimentação, transporte e uso pessoal. Junto da lista, os respectivos preços em cada um dos países. Os grupos deveriam decidir quais cinco itens da lista usariam em um dia de viagem.

No Laboratório de Informática, o Professor Carlos Ribeiro demonstrou como organizar os dados em tabelas do Google Planilhas, como utilizar uma fórmula para calcular valores em uma célula e como gerar um gráfico a partir desses dados. Ao final, cada grupo pôde descobrir em qual país os gastos do dia sairiam mais barato ou mais caro.

Segundo o Professor Carlos, através da atividade, os alunos puderam compreender que ter um grande valor numérico em uma moeda não significa que se pode comprar muito mais do que na outra. “Eles perceberam que moedas de diferentes países possuem valores diferentes. Utilizaram fórmulas e funções para executar cálculos repetidos utilizando diferentes valores. Sobretudo, fizeram contato com vocabulário em Inglês relativo a serviços utilizados em um dia de viagem de férias e a seus custos”, comenta o Professor.

Os gráficos resultantes da atividade estão expostos na Unidade Oswaldo Cruz.