IENH realiza ações de prevenção ao coronavírus

Compartilhe:
WhatsApp
IENH realiza ações de prevenção ao coronavírus

Diante dos últimos acontecimentos relacionados à disseminação mundial do Covid-19, conhecido como coronavírus, a IENH está mobilizada na intensificação dos cuidados preventivos da doença.

A Instituição está orientando a comunidade escolar sobre as medidas preventivas. Os professores foram informados sobre os cuidados necessários nas salas de aula. As famílias receberam um comunicado com todas as ações realizadas. A divulgação das orientações de prevenção também ocorreu por meio de cartazes informativos nos murais, e-mail e publicações nas mídias sociais. Além disso, a reposição de álcool para higienização das mãos foi intensificada nas unidades e a realização de eventos que promovam aglomeração de pessoas está sendo evitada.

Segundo o Ministério da Saúde, os sinais coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Os principais sintomas são febre, tosse e dificuldade para respirar. Ao apresentar esses sintomas, a recomendação é procurar o serviço de saúde.

O que é o coronavírus? (Dados do Ministério da Saúde)

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como ocorre a transmissão? (Dados do Ministério da Saúde)

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

gotículas de saliva;

espirro;

tosse;

catarro;

contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;

contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como prevenir o contágio? (Dados do Ministério da Saúde)

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.

Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.

Evite aglomerações se estiver doente.

Mantenha os ambientes bem ventilados.

Não compartilhe objetos pessoais.