O II Seminário de Práticas Pedagógicas Inovadoras da IENH ocorreu na noite de 27 de outubro, no CIT – Centro de Tecnologia e Inovação de Novo Hamburgo, reunindo professores, avaliadores e convidados em um momento de partilha, reconhecimento e valorização da docência.
A abertura do evento foi realizada pelo diretor geral da IENH, Seno Leonhardt, que parabenizou os participantes pelo engajamento e destacou a importância da inovação no ambiente escolar.
Ao todo, dez projetos foram apresentados em formato de pitch, organizados entre os eixos Educação Socioemocional, Inclusão e Diversidade, Sustentabilidade, Escrita Criativa e Empreendedorismo Social. A avaliação das práticas ficou a cargo do secretário de Educação de Novo Hamburgo, André Luís da Silva, da coordenadora do Currículo Internacional Bilíngue da IENH, Luciana Brentano, e da vice-diretora dos Cursos Técnicos e Faculdade IENH, Renata Roos.
Todos os professores participantes receberam dois cursos gratuitos: pré-Pitch e Desinibição e Oratória e terão suas práticas publicadas na 2ª edição da Revista Educação Inovadora da IENH, com lançamento previsto para fevereiro de 2026.
As três práticas premiadas do Pitch, além dos cursos e da publicação na Revista, receberam R$ 1.500,00 cada. Sendo eles:
“Quando a Linguagem é o Encontro: Um Projeto Bilíngue Inclusivo na Educação Infantil”, das professoras Caroline Bender e Amanda Escobar;
“Uso de Podcast como meio de estudo”, do professor Fabian Viégas.
“Do livro à nuvem: escrita criativa e IA na jornada do Dom Quixote Moderno”, da professora Melina Passos;
Promovido pelo Núcleo de Inovação da IENH, o seminário destacou a criatividade e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras que qualificam a aprendizagem e inspiram o futuro da educação.