Imersão na Língua Inglesa aborda a vida primitiva e os tempos de hoje no Pindorama

Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa Plurilinguismo
Imersão na Língua Inglesa aborda a vida primitiva e os tempos de hoje no Pindorama

A imersão na Língua Inglesa dos 2ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama promoveu o desenvolvimento da oralidade no segundo idioma. Com o tema “Da idade da pedra para 2017: porque fazemos o que fazemos? – From stone age to 2017: why do we do what we do?”, no dia 31 de agosto, os estudantes participaram de diversas atividades especiais.

A imersão contou com momentos para a produção oral e trabalho em grupo, em que a colaboratividade foi fundamental na criação do nome do grupo e do símbolo que o representasse. Os alunos também se envolveram na atividade de confecção de uma pulseira, relembrando as aulas de Programação com a criação de uma sequência (algoritmo), utilizando pedras acrílicas nas cores que simbolizavam os quatro elementos: água, ar, fogo, terra.

As turmas realizaram descobertas sobre como as pessoas viviam na idade da pedra e como desenvolveram a agricultura e criação de animais, aprendendo como moravam, o que comiam e como se organizavam. Os alunos aprenderam sobre a vida primitiva em sala de aula e vivenciaram através da imersão este período. Os gazebos instalados na escola representaram suas cavernas, a formação dos grupos e a divisão das tarefas representaram o convívio em comunidade, em que todos precisaram se envolver para atingir o objetivo esperado.

Ao meio dia, os estudantes saborearam um delicioso churrasquinho, em que o pedido também foi descrito em Inglês. Para finalizar o dia de imersão, realizaram o plantio da mini-horta.

“A imersão contribuiu para a produção e compreensão da Língua Inglesa, fazendo uso do vocabulário e expressões aprendidas em sala de aula. Os alunos finalizaram o dia felizes com as atividades realizadas. O trabalho de pesquisa e aprendizado em sala de aula foi fundamental para que a imersão fosse significativa, possibilitando que os alunos colocassem em prática seus novos conhecimentos, fazendo a relação entre a vida primitiva e os dias de hoje”, relata a Professora Carla Baumgratz. Também organizaram as atividades os Professores Ana Paula dos Reis, Simone Ledur Marks, Felipe Steigleder e os Auxiliares de Atividades Escolares.