“Inovação e acolhimento: o mundo ao nosso alcance” é tema do Seminário Pedagógico da Educação Básica

Edição de 2023 contará com três dias de formação
Compartilhe:
WhatsApp
“Inovação e acolhimento: o mundo ao nosso alcance” é tema do Seminário Pedagógico da Educação Básica

Expectativa, animação e conhecimento são ingredientes do Seminário Pedagógico da Educação Básica 2023. Em uma edição com três dias de atividades, os professores foram recepcionados com diversas novidades na Instituição. O evento, que iniciou na manhã de 8 de fevereiro, segue até sexta-feira, 10.

No primeiro dia, os Professores das Unidades Pindorama, Oswaldo Cruz e Fundação Evangélica participaram de um momento de acolhimento. Docentes do componente de Música recepcionaram os presentes com canções. Em seguida, houve falas da Psicóloga Escolar da Unidade Fundação Evangélica, Patrícia Neumann, do Presidente da Mantenedora, Luis Artur Roennau, e do Diretor Geral, Seno Leonhardt.

Durante a fala, Roennau ressaltou a grandiosidade das comemorações dos 190 anos da Instituição e fez votos para o ano, dizendo “sejam honestos, tenham saúde, sejam felizes, vocês são sensacionais, muito obrigado”, em uma analogia a palavras que considera as mais importantes. Seno também utilizou palavras como fio condutor de sua fala. Ele elencou: liderança, inovação, cultura digital, planejamento estratégico e formação, destacando que algumas se repetem anualmente por estarem “no cerne da Instituição e, por isso, precisam ser repetidas porque devem estar nos corações”.

Além do investimento em novas salas, na climatização do Ginásio da Unidade Fundação Evangélica e em equipamentos já realizado ao longo do recesso escolar, o Diretor Geral também enfatizou a aprovação de um plano de investimento para os próximos 3 anos. Ele ressalta que entre os projetos do plano está a ampliação do investimento em qualificação profissional e construção de novos espaços.

Ainda durante a manhã, após o intervalo, os professores participaram de uma palestra com a Doutora Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho sobre “aspectos cognitivos e socioemocionais no fazer pedagógico”. Na parte da tarde, a fala foi sobre “A inclusão no espaço escolar”, com a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil da Unidade Pindorama, Cíntia Miranda Machado, e a Doutora Yasmini Sperafico. Houve, ainda, atividades de formação de professores e um evento cultural.

Para os próximos dias estão programadas reuniões administrativo-pedagógico, sobre o novo sistema institucional, por área do conhecimento e de planejamento. Fórum com profissionais dos alunos de inclusão, organização de ambientes de aprendizagem e de atividades para a primeira semana de aula também estão na pauta do evento.