As crianças do Kindergarten 4A da Educação Infantil do Currículo Internacional Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama deram início ao projeto “Symbols that tell stories: Entre riscos e rabiscos, o mundo antes da escrita”, que tem como objetivo proporcionar experiências lúdicas, significativas e investigativas para explorar a origem da escrita.
A proposta, conduzida pela professora Flavia Finamor e teacher Laura Andrioli, busca levar os alunos a compreenderem a escrita como uma invenção humana criada ao longo da história para registrar e comunicar ideias, sentimentos, desejos e conhecimentos.
O interesse do grupo pelas letras e símbolos vem se manifestando de forma espontânea nas vivências em sala de aula, especialmente quando exploram materiais de desenho, escrevem “cartinhas” aos amigos ou arriscam os primeiros registros de seus nomes. Essa curiosidade motivou o início do projeto, que mostrará como a comunicação evoluiu desde os desenhos rupestres até as formas escritas que utilizamos hoje, como livros, celulares e computadores.
Para a abertura, os alunos participaram de uma hora do conto sobre os primeiros registros da humanidade e criaram hipóteses de símbolos utilizando giz carvão. A atividade foi acompanhada de uma deliciosa cooking class, em que produziram biscoitos amanteigados em formato das letras do próprio nome. Na sequência, levaram como tarefa de casa uma pesquisa sobre a origem e o significado de seus nomes, que foi apresentada em sala com registros, colagens e pinturas.
O momento das apresentações foi marcado por significado e pertencimento, com cada criança compartilhando sua identidade e história. A professora auxiliou na leitura dos relatos enviados pelas famílias, enriquecendo ainda mais a troca, o respeito e a empatia no grupo.
A partir dessas vivências iniciais, os alunos seguirão explorando registros rupestres e conhecendo as primeiras formas de escrita utilizadas pelos povos antigos.