Lançamento do primeiro livro brasileiro sobre escolarização bilíngue ocorre na IENH

Evento reuniu comunidade escolar para celebrar a obra pioneira que apresenta modelos de escolarização bilíngue desenvolvidos especialmente para a realidade brasileira
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Lançamento do primeiro livro brasileiro sobre escolarização bilíngue ocorre na IENH

A noite de 26 de novembro marcou um momento histórico para a educação brasileira na IENH – Unidade Fundação Evangélica, durante o lançamento do livro “Fundamentos da Escolarização Bilíngue: uma proposta de framework para o contexto brasileiro”, de Luciana Brentano, coordenadora do Currículo Internacional Bilíngue e coordenadora da pós-graduação em Educação Bilíngue e Cognição da IENH, e Ingrid Finger, professora da pós graduação em Educação Bilíngue e Cognição da IENH.

O evento iniciou com uma fala de boas-vindas do diretor geral da IENH, Seno Leonhardt, que destacou a relevância da obra para o cenário educacional e o orgulho da Instituição em sediar o lançamento de um trabalho pioneiro na área.

Em seguida, o público presente participou de um bate-papo com as autoras, que conversaram sobre os desafios e as possibilidades do ensino bilíngue no Brasil, além de compartilharem o processo de construção da pesquisa que deu origem ao livro. “Nossa obra veio para clarear e nortear as escolas sobre o que é de fato uma escola bilíngue, é um livro norteador, pois até então nossas referências eram apenas internacionais, o que nem sempre encaixa para nossa realidade”, enfatiza Luciana.

Ingrid destacou a honra de ser coautora na obra. “Tenho um grande carinho pela IENH e sou pesquisadora da área a muito tempo e foi um desafio para nós, transformar a dissertação da Luciana em um livro referência Nacional”.

Após o diálogo, ocorreu a sessão de autógrafos, que reuniu educadores, gestores, estudantes e convidados, seguida de um coquetel de confraternização. A Livraria Myre também esteve presente no evento, disponibilizando exemplares da obra para venda.

Um marco para a educação bilíngue no Brasil

O livro é o primeiro do país a apresentar modelos de escolarização bilíngue desenvolvidos exclusivamente para o contexto brasileiro, preenchendo uma lacuna histórica. “Enquanto a maioria das referências disponíveis aborda modelos internacionais pouco aplicáveis à realidade das nossas escolas, a obra traz propostas concretas, carga horária detalhada e caminhos viáveis para implementação de programas bilíngues alinhados às necessidades do país”, explica Luciana.

O prefácio de “Fundamentos da Escolarização Bilíngue: uma proposta de framework para o contexto brasileiro”, da editora Pearson Metodologia, é assinado por outro grande nome do ensino bilíngue no Brasil, Marcello Marcelino.

A repercussão já evidencia sua importância: em apenas 10 dias, 200 cópias foram vendidas, muitas adquiridas por escolas para formação de equipes completas, algumas adquirindo conjuntos de até 30 exemplares. Para 2026, diferentes instituições brasileiras já solicitaram eventos e formações a partir do livro.