Literatura Inglesa e Minecraft possibilitam experiências de game e gamificação

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Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa Colaboratividade e Tecnologia Sociedade e Cultura Plurilinguismo
Literatura Inglesa e Minecraft possibilitam experiências de game e gamificação

Literatura Inglesa, gamificação e jogos digitais estiveram integrados em mais um projeto conduzido nas aulas de Língua Inglesa dos 3ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Pindorama, com a Professora Janaína Menezes.

O projeto visou gamificar a leitura do conto “The Canterville Ghost”, escrito por Oscar Wilde em 1887. Para aproximar os alunos deste tipo de história, a Professora propôs uma vivência gamificada pelos espaços de convivência da escola. Os estudantes necessitavam decifrar enigmas e achar objetos. Após acharem todos os objetos, precisavam resolver outro enigma para descobrir a qual história pertenciam. Em seguida, a Professora contou a história para os alunos, que foram relacionando-a com os objetos encontrados.

Segundo Janaína, os alunos apaixonaram-se pelo personagem Sir Simon Canterville e pela história, o que favoreceu muito o desenvolvimento da compreensão escrita em inglês. Baseada nesta motivação e sabendo o quanto que os alunos adoram o universo dos jogos, a Professora propôs que construíssem a casa do Sir Simon Canterville no Minecraft e Blockcraft. “A experiência foi muito enriquecedora para todos, pois os alunos engajaram-se em grupos e fizeram suas construções de acordo com a sua interpretação da história e dos personagens”, comenta Janaína.

Além de construir a casa, montaram uma narrativa de jogo, espalhando enigmas pelo cenário digital a fim de que outros objetos fossem achados. Ao final, os estudantes trocaram os tablets e jogaram os jogos dos colegas.

O registro das aprendizagens foi realizado no próprio Minecraft e Blockcraft, e também por meio de uma produção escrita em inglês no caderno, a partir do “print” do cenário. “Tal experiência proporcionou contato com múltiplas áreas de conhecimento, além interconectar o mundo da literatura e dos jogos digitais”, afirma a Professora.