Mascote do Currículo Bilíngue da IENH motiva estudos sobre os pinguins na Educação Infantil

Níveis 4 desenvolveram diversas atividades
Compartilhe:
WhatsApp
Mascote do Currículo Bilíngue da IENH motiva estudos sobre os pinguins na Educação Infantil

Estudar a vida dos pinguins através de atividades lúdicas, buscando entender melhor sobre o mascote do Currículo Bilíngue da IENH, foi o objetivo do projeto desenvolvido com os alunos dos Níveis 4A e 4B da Educação Infantil da Unidade Oswaldo Cruz.

O projeto surgiu através de uma visita do Billy, o pinguim que é o mascote do Currículo Bilíngue da IENH, no início do ano, em que os alunos ficaram curiosos e fizeram diversas perguntas sobre os pinguins. A partir daí, as Professoras Raquel Trintin, Neila Ritzel e Vanessa Ferrentz sentaram com os alunos e realizaram um levantamento das dúvidas sobre a espécie, seguindo para o início do projeto.

Através de histórias de pinguim e também de pesquisas e experimentos, os alunos conseguiram aprender mais sobre a vida desses animais. Também utilizaram o filme Happy Feet como fonte de pesquisa. “Com o filme, os alunos observaram que quando a mãe pinguim sai para se alimentar, quem cuida do ovo é o pai. Assim, comparam a situação com suas vidas em que, às vezes, quando a mãe ou o pai saem para trabalhar, quem cuida deles é o pai, a dinda, o tio, etc”, comenta a Professora Raquel.

Os alunos fizeram experimentos com gelo para descobrir o que acontece quando é exposto ao sol. Vivenciaram a experiência de segurar grandes pedaços de gelo na mão para saber o quão gelado é o local onde os pinguins moram. Em conjunto, os alunos produziram um quebra-cabeça com imagens de pinguins e também brincaram com o jogo da memória que apresentava diferentes tipos de pinguins. Elaboraram um jogo de tabuleiro com informações que já haviam aprendido sobre a vida das aves e brincaram de caminhar como pinguins para trabalhar equilíbrio. Além disso, compararam o tamanho dos alunos e o tamanho médio dos pinguins que são iguais ao Billy.

Alguns pais também colaboraram com fotos e histórias de pinguins para serem incluídas no projeto. Segundo a Professora Raquel, os estudantes se divertiram muito e ficaram impressionados ao ver imagens reais produzidas pela mãe da colega Anna do N4A, que viu pinguins em uma das viagens que a família fez.

No fim do projeto, as turmas receberam novamente a visita do Billy para contar o que eles aprenderam sobre os pinguins.