Momento de troca entre alunos da Unidade Pindorama e participantes do projeto socioambiental

Devido ao "Projeto Malala" foi oportunizada uma troca entre ambos os grupos, além da reflexão sobre a importância da escola na nossa vida
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Eixos Envolvidos nesta atividade:
Colaboratividade e Tecnologia Sociedade e Cultura
Momento de troca entre alunos da Unidade Pindorama e participantes do projeto socioambiental

A turma do 5º ano A do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH -Unidade Pindorama preparou uma calorosa recepção com direito a deliciosascomidas para as meninas que participam do Projeto Socioambiental na UnidadeFundação Evangélica.  O momento ocorreu no dia 09 de novembro, concluindoo "Projeto Malala – A menina que queria ir para a escola: the importanceof culture and education".

Sensibilizar os estudantes sobre a importância do acesso à escolana vida de uma pessoa foi o objetivo da proposta desenvolvida. Para tanto, aturma participou de uma leitura e mediação do livro “Malala a menina que queriair para a escola”. A leitura da obra ocorreu junto das aulas de Língua Portuguesa.

Como forma de oportunizar trocas e refletir criticamente sobre opapel da mulher nas diferentes sociedades, as meninas participantes do ProjetoSocioambiental da IENH foram convidadas para um encontro especial. Nele,elas receberam asdoações do livro trabalhado para leitura e presenciaram momentos de alegria,empatia e generosidade.

O momento foi projeto foi mediado pelas professoras JoseaneSilva e Daniella Nogueira; as duas professoras foram as “pontes” que ligaram emediaram as correspondências entre os dois grupos de alunos. Segundo aCoordenadora dos Programas Socioambientais da IENH, Isabel Lizakoski, “foi ummomento bem especial porque tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente comquem estavam se correspondendo durante o projeto que percorreu o ano de 2022”.

Depois da trocaentre ambos os grupos, todos os participantes tiveram a oportunidade de juntosdesfrutarem dos brinquedos e espaços que a escola disponibiliza. A proposta foiimportante para reforçar que “a partir da educação é possível adquirir ecompartilhar conhecimento, além de amadurecer intelectual, social e emocionalmente”,de acordo com a professora Fernanda Andrioli, também envolvida no projeto.

Em outra atividade, os alunos e as professoras organizaram umamostra para as famílias com a materialização de propostas do projeto. Um vídeodocumental com depoimentos dos estudantes também foi produzido. O encontroocorreu no dia 8 de outubro.

Ainda foram tarefas pertencentes ao projeto a pesquisa ereflexão sobre aspectos culturais do Paquistão, a elaboração e degustação depão chapati e a comparação de aspectos da escola e da cultura peruana com apaquistanesa, a partir de filme em língua espanhola. Em outra oportunidade, duranteas aulas em língua inglesa, os estudantes também discutiram sobre o acesso àescola por crianças ao redor do mundo, refletindo sobre a importância daeducação e criação de panfletos de propaganda da escola perfeita na visão dosalunos.

O grupo ainda fez uma análise do mapa de deslocamento de Malalae sua condição de refugiada, nas aulas de Geografia, e estudou sobre a religiãoda personagem e a influência cultural dela para a sua sociedade. Os resultadosencontrados no projeto foram expostos na Mostra Científica da escola para acomunidade escolar.

Sensibilidade

Deacordo com Fernanda, conforme os estudantes avançaram na história ecompreendiam o contexto social, econômico e cultural daquela realidade, principalmenteem relação à desigualdade de gênero, a curiosidade e a sensibilidade eramaguçadas. Ela comenta que os alunos ficaram “muito tocados” com a realidade deoutras crianças ao redor do mundo no que diz respeito ao acesso à escola. 

Paraa professora, o “contato com as meninas do projeto social foi muito importante paraos estudantes e para suas famílias, mobilizando, inclusive, ideias concretaspara que houvesse um encontro presencial entre todos”. Com a interação entre aturma e as meninas, a atividade contribuiu para a formação integral de cidadãosmais críticos e conscientes.