Momentos especiais: atividades de transição do Nível 5 para o 1º ano do Ensino Fundamental

Compartilhe:
WhatsApp
Momentos especiais: atividades de transição do Nível 5 para o 1º ano do Ensino Fundamental

Os estudantes dos Níveis 5 da Educação Infantil da IENH – Unidade Oswaldo Cruz estão vivenciando momentos especiais do período de transição para o 1º ano do Ensino Fundamental.

O primeiro encontro das turmas dos Níveis 5 com os 1ºs anos ocorreu a partir da proposta dos Monitores Ecológicos de adotar um canteiro da escola. Os grupos adotaram dois canteiros do Pátio da Jabuticaba. De forma colaborativa desenharam e escreveram em um grande papel pardo o que gostariam de constituir no espaço. Após, encontraram-se regularmente em momentos de recreio. Desde final de novembro, as atividades foram se intensificando com lanches coletivos, visita às salas de aula, vivências na língua inglesa e na língua materna, visualização dos materiais e produções realizadas no 1°ano.

Na quarta-feira, dia 12 de dezembro, as crianças dos Níveis 5 vieram à escola já de manhã para experimentar o dia do contraturno que vivenciarão no 1º ano. A partir do ano que vem, terão aula todas as quartas-feiras pela manhã, passando o dia todo na escola. A manhã de experiência repleta de atividades interativas: roda de conversa, brincadeiras envolvendo o corpo e as letras, momento de história e canções. As propostas foram conduzidas pelas professoras dos Níveis 5 e dos 1ºs anos (Liliane Petry Bohlke, Jordana Quilião, Sheila Gallina Nienow, Fernanda Oliveira, Daniela Ruschel e Raquel Trintin), juntamente com a Professora de Música – Michele Andrioli e o Professor de Educação Física – Gustavo Paraboni.

“Acreditamos que é de grande importância para os alunos dos Níveis 5 ter esses contatos com algumas rotinas do 1º ano. Assim, desejamos que a transição da Educação infantil para o Ensino Fundamental seja vivenciada de uma forma tranquila para as crianças, pois elas têm uma grande expectativa em relação a este momento. Ao sentirem-se acolhidas pelas professoras dos 1ºs anos e também pelos alunos, mostram-se mais confiantes para dar este importante passo em seu crescimento”, relata a Professora Liliane.