Museu Ambiental Henrique Luiz Roessler é inaugurado na IENH

O espaço conta com diversificado acervo
Compartilhe:
WhatsApp
Museu Ambiental Henrique Luiz Roessler é inaugurado na IENH

A valorização do meio ambiente e a preservação da memória foram destaques de mais uma ação da IENH. Na manhã da segunda-feira, 05 de junho, a IENH inaugurou o Museu Ambiental Henrique Luiz Roessler, localizado na Unidade Fundação Evangélica.

Com peças diversas, o Museu conta com livros, mapas, documentos históricos, recortes de jornais e instrumentos que representam os acervos particulares do Ex-diretor e Professor da IENH – Kurt Schmeling, Movimento Roessler para Defesa Ambiental e da IENH. “O Museu é a conexão do passado com o presente e permite por meio da pesquisa, a reflexão para decisões que protejam e preservem a vida no Planeta de forma responsável”, comenta a Coordenadora dos Programas Socioambientais da IENH – Isabel Lizakoski.

Na cerimônia, o Diretor Geral da IENH – Seno Leonhardt salientou a importância da disponibilidade do acervo para a pesquisa dos estudantes e a comunidade. Também reconheceu a parceria com o Movimento Roessler e o envolvimento do Professor Schmeling com o Museu. Na sequência, o Secretário Municipal do Meio Ambiente – Udo Sarlet relatou sobre as diversas contribuições do Movimento Roessler nas políticas ambientais e o incentivo do Professor Schmeling no período em que o Secretário foi estudante na Fundação Evangélica.

O Presidente do Movimento Roessler – Arno Kayser fez um relato importante sobre as contribuições do ambientalista Henrique Luiz Roessler e as diversas ações do Movimento Roessler. Segundo Kayser, inaugurado em 1978 e com a primeira sede na Fundação Evangélica, o grupo de ambientalistas atuou na luta pela despoluição do Rio do Sinos, criação do Comitesinos, criação do Parcão, Lei Orgânica NH, criação do DMA - Compam, atuação na Educação Ambiental na região, entre outros.

Schmeling também citou a importante contribuição de Henrique Luiz Roessler, a oportunidade de preservar a história e reverenciar as personalidades por suas ações em favor do Meio Ambiente. “Ter um museu é importante para reverenciar a memória dos feitos do passado e aprender com a história. Essa memória pretende estimular a atual geração de jovens”, comenta o Professor.

Após o momento das falas, todos foram convidados para a inauguração, que contou com a assinatura do Termo de Responsabilidade e a visita ao Museu Ambiental, como também ao Museu da Educação e do Esporte. A Supervisora Pedagógica - Marga Inês Schmitt Werckmeister, a Coordenadora da Área de Ciências - Fernanda Kohlrausch, o Vereador Felipe Kuhn Braun, representantes do Movimento Roessler e VerdeSinos, Grêmio Estudantil do Pindorama – GEPI, Grêmio Estudantil Castro Alves – GECA e demais pessoas da comunidade também participaram do evento.

A visitação no Museu ocorre através de agendamento prévio e hora marcada pelo telefone (51) 3594 3022.