Nível 3A realiza pesquisas sobre o projeto de estudos “O fundo do mar e seus mistérios”

Tema do projeto foi escolhido de acordo com o interesse dos alunos
Compartilhe:
WhatsApp
Conheça a educação multiconectada!
Eixos Envolvidos nesta atividade:
Pesquisa Plurilinguismo
Nível 3A realiza pesquisas sobre o projeto de estudos “O fundo do mar e seus mistérios”

“O fundo do mar e seus mistérios” é o novo do projeto de estudos do Nível 3A da Educação Infantil da IENH – Unidade Pindorama. O tema surgiu através de diferentes manifestações de interesse da turma. Foi em uma aula especial de Língua Inglesa, após cantarem a música “Baby Shark”, que surgiram os primeiros questionamentos e diálogos em relação ao tema do projeto: -“Os tubarões são maus, pois comem os peixinhos”, “Não, eles não são maus. Eles só se protegem”, “Os dentes do tubarão são muito afiados”, “Profe, sabia que existe um tubarão que se chama martelo?”.

Observando o interesse e a curiosidade dos alunos em relação ao “tubarão”, a Professora Francieli da Silva possibilitou que explorassem e manuseassem tubarões de borracha. Também pesquisaram em um livro ilustrativo sobre este animal e participaram de uma hora do conto com a história “O tubarão resfriado”. “Novamente o interesse e a curiosidade se fizeram presentes e, além disso, estas propostas possibilitaram novas descobertas, visto que aprendemos sobre as partes do corpo do tubarão, descobrimos que os tubarões nunca ficam sem os dentes, vimos por onde os tubarões respiram, como os tubarões enxergam, entre outras curiosidades”, conta a Professora Francieli.

Partindo das discussões e diálogos em grupo, a Professora verificou um interesse mais amplo e novas observações dos alunos foram surgindo: -“Viu como o tubarão não é mau, ele só quer brincar”, “Eu adoro os golfinhos. Eles são inteligentes”. “O tubarão é o rei dos mares e a baleia é a rainha”, “Tem floresta no fundo do mar”. E assim, através de investigações sobre o que desperta o interesse dos alunos, o tema “O fundo do mar e seus mistérios” foi definido para o projeto de estudos.

“As crianças estão muito envolvidas com as novas abordagens que estamos realizando referentes ao novo projeto. Já internalizaram algumas informações que pesquisamos juntos compartilhando nossas aprendizagens com suas famílias. Também disponibilizamos lupas e alguns materiais do fundo do mar para que as crianças possam explorar livremente e diariamente, em momentos espontâneos. É possível observá-los envolvidos e concentrados em suas investigações”, relata a Professora.