Projeto incentiva estudantes a compartilharem vivências

O projeto começou com a curiosidade da turma acerca do mascote do Currículo Bilíngue da IENH
Compartilhe:
WhatsApp
Projeto incentiva estudantes a compartilharem vivências

O Nível 5A do Currículo Bilíngue (Unidade Pindorama) está desenvolvendo um projeto que teve início em abril e já envolveu os alunos, seus pais e avós. O projeto “Narrando histórias e vivências... algumas propostas da turma Kindergarten 5A” começou com a curiosidade da turma acerca do mascote do Currículo Bilíngue da IENH, o pinguim Billy.

Pesquisas e descobertas

Para começar o projeto, os estudantes realizaram a tarefa “All about penguins” (Tudo sobre pinguins) cujo objetivo era descobrir, com a ajuda das famílias, tudo o que conseguiam sobre a espécie. A partir da pesquisa, os alunos assistiram o documentário “A Marcha dos Pinguins”, comparando a forma de organização dos pinguins com a de suas famílias. “Eles ficaram surpresos ao descobrir que são os machos que cuidam dos ovos enquanto as fêmeas saem para buscar comida e mostraram-se mobilizados quando, ao final do filme, os pinguins não ficaram com os ‘pais’”, revela a professora de Língua Inglesa, Giórgia Priscilla Berwanger.

Vivências

A partir das discussões levantadas, os alunos compararam o tempo de antigamente com a atualidade e entrevistaram pais e avós para compartilhar com os colegas as diferenças e semelhanças das gerações através de uma “linha do tempo”.

Para a professora de Língua Materna, Aline Roberta Saile, o projeto trabalha com diferentes histórias e valoriza as narrativas trazidas pelos familiares, já que estas fazem parte da história das próprias crianças. “É fundamental que os alunos também possam conhecer diferentes culturas, podendo perceber narrativas de acordo com o tempo e com o espaço onde elas se constituem”, explica Aline.

A professora complementa que os alunos envolveram-se em todas as atividades propostas, apropriando-se das descobertas e demonstrando prazer em relatar as vivências compartilhadas pelos familiares.