No dia 25 de maio, Dia da Consciência Tributária, os alunos da 2ª série do Ensino Médio participaram de uma palestra sobre a data com o diretor da empresa Nemauro Contabilidade, Neumaro Oscar Walber e o diretor de Relações Institucionais da ACI, Marco Aurélio Kirsch.
Os convidados falaram sobre cidadania, economia e arrecadação tributária. Para a Coordenadora do projeto de Educação Financeira da IENH, Rosália Marisa de Mello, é importante que os alunos conheçam os encargos e tributos do país. “Quem conhece os tributos que paga, sabe os direitos que tem”, destaca ela.
O Dia da Consciência Tributária foi criado em 2006 como uma forma de alertar a sociedade sobre a alta carga tributária. Em 2011, por exemplo, o trabalhador brasileiro precisou trabalhar 149 dias apenas para pagar os impostos. Uma lei sancionada em 2010 pelo Governo Federal instituiu o dia 25 de maio como o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte, com o objetivo de mobilizar a sociedade e os poderes públicos para a conscientização e a reflexão sobre a importância do respeito ao contribuinte.
Dia da Consciência Tributária
Alunos do 2º ano do Ensino Médio assistem palestra sobre o Dia da Consciência Tributária