Alunos do Currículo Bilíngue refletem sobre o Meio Ambiente

A ação foi chamada de
Compartilhe:
WhatsApp
Alunos do Currículo Bilíngue refletem sobre o Meio Ambiente

Entre os dias 08 e 23 de junho, os alunos da 1ª série B da IENH – Unidade Pindorama participaram de várias atividades que integraram a Língua Inglesa e a conscientização ambiental.  A ação foi chamada de “Taking care of the environment” (Cuidar do Meio Ambiente) e realizada pelas professoras Telma da Costa Puhl e Simone Ledur Marks.

No primeiro dia da atividade, os alunos ouviram a história em Inglês: “Our Planet Earth” (Nosso Planeta Terra). Segundo a professora Telma, este momento foi revelador para os estudantes. “A história do livro demonstrou aos alunos como a natureza é rica e o quanto é possível apreciá-la”. A partir da história, os pequenos participaram de uma discussão sobre atitudes do cotidiano, como a utilização de sacolas ecológicas e a reciclagem.

Em seguida a turma trabalhou a partir da música “Reduce, Reuse, Recycle” (Reduzir, Reutilizar, Reciclar), do cantor americano Jack Johnson. Eles assistiram ao clipe da música na Sala Interativa e depois trabalharam com a letra em sala de aula.

Os Monitores Ecológicos da turma relataram suas experiências aos colegas e todos trocaram ideias sobre as diversas maneiras de cuidar do Planeta. As crianças ainda levaram para casa algumas dicas intituladas “desafios ecológicos” para realizar com as famílias, como por exemplo, escolher alguns dias para utilizar as escadas ao invés do elevador.

Outra história em Inglês trabalhada pela turma foi: “Why should I recycle?” (Por que devo reciclar?). O livro motivou os estudantes a produzirem uma decoração para a Copa do Mundo com material reciclado.

Para a professora Telma, as atividades foram pensadas para despertar o interesse dos alunos acerca dos cuidados com o Meio Ambiente. “A ideia foi incentivá-los a fazer ações de cuidado e preservação deste mundo em que vivem e ainda questioná-los sobre essas ações, procurando saber o que eles já conhecem sobre este assunto e o que já fazem ou praticam”, fala.

O trabalho em Língua Inglesa foi complementado com o capítulo do livro que fala sobre como cuidar do mundo, e que tem como título: “Think Green” (Pense Verde).