2ª série A do Pindorama vivencia atividades nas aulas do Centro de Aprendizagem

A turma participou das diferentes propostas com alegria e disposição
Compartilhe:
WhatsApp
2ª série A do Pindorama vivencia atividades nas aulas do Centro de Aprendizagem

Durante o primeiro trimestre, a 2ª série A da IENH – Unidade Pindorama vivenciou diferentes atividades nas aulas do Centro de Aprendizagem. O trabalho, organizado pelas professoras Caroline Steigleder e Lisandra B. Serini proporcionou vivências significativas, contribuindo para o desenvolvimento da leitura, da escrita, da motricidade fina, da descoberta de rimas entre as palavras...

Inicialmente, foi contada a história “Palavras: muitas palavras”, de Ruth Rocha. A história é repleta de rimas com todas as letras do alfabeto, onde cada letra forma um verso.

Na aula seguinte, foram levadas fichas com os mesmos versos da história. Em duplas, os estudantes fizeram a leitura, redescobrindo os versos da história. Eles também tiveram um momento para compartilhar as descobertas com os colegas.

A partir destas explorações, cada aluno recebeu os versos da história para recortar e colar no alfabeto que está no caderno, tendo como desafio colar o verso na letra correspondente a do caderno e escrever três palavras que iniciam com essa letra.

Na sequência das atividades, foi levado o alfabeto com letras de madeira para explorarem e colocarem em ordem alfabética. Neste mesmo dia foi realizado um sorteio onde cada aluno pegou uma letra, e tinha como tarefa pesquisar no seu caderno as palavras que havia escrito com a letra determinada. Depois escolheram uma das palavras e produziram fichas, que depois foram exploradas para serem colocadas em ordem alfabética. Estas fichas permanecerão na sala para serem utilizadas como recurso de pesquisa para os alunos.

Após a atividade em grande grupo, surgiu a ideia de fazer bolachas no formato das letras do alfabeto. Em virtude disso, no dia 11 de maio, a turma fez biscoitos de limão e a tarefa era modelar letras que faziam parte dos seus nomes. Durante a realização da receita foram explorados os instrumentos de medida e a função de cada ingrediente para que a receita fosse realizada com sucesso.

A turma participou das diferentes propostas com alegria e disposição, contribuindo com ideias e realizando novas aprendizagens. Os biscoitos ficaram lindos e deliciosos!

E não termina aí...  Nas próximas aulas, a turma irá explorar a receita dos biscoitos e quem sabe preparará mais algumas receitas!