IENH apresenta Projeto Lego Educacional para pais

Através da parceria entre a IENH e a Lego, os alunos terão a oportunidade de trabalhar a robótica de forma contextualizada, sempre com os materiais e equipamentos mais modernos e atualizados
Compartilhe:
WhatsApp
IENH apresenta Projeto Lego Educacional para pais

No dia 06 de março ocorreu reunião com os pais de alunos da IENH – Unidades Pindorama e Fundação Evangélica, para a apresentação da parceria da Instituição com a empresa Lego. A atividade foi direcionada para os pais dos alunos de 4ª a 8ª série do Ensino Fundamental. Sendo organizada pela Professora e Coordenadora de Educação Tecnológica da IENH – Carolina Muller, a reunião ocorreu a partir das 20 horas, no Auditório da Unidade Fundação Evangélica. A atividade contou com representantes da empresa Lego como palestrantes.  

A reunião teve como objetivo apresentar para as famílias a parceria entre a empresa Lego e a IENH no Projeto Lego Educacional (que será implantando mediante aprovação dos pais, devido ao investimento do projeto). O projeto deverá inserir a robótica educacional nas turmas de 4as, 5as, 6as, 7as e 8as séries.  

Através da parceria entre a IENH e a Lego, os alunos terão a oportunidade de trabalhar a robótica de forma contextualizada, sempre com os materiais e equipamentos mais modernos e atualizados. Os materiais serão específicos para cada série e os professores serão capacitados para atuarem com os materiais e turmas. 

Para o ano de 2008 está prevista a participação das seguintes séries no projeto:  

  • 4as e 5as da Unidade Pindorama – somente os alunos que participam do turno integral e que já possuem a Robótica em seu currículo.
     
  • 6as séries de 29 horas – que trabalham com os projetos educacionais.
     
  • 7as e 8as séries – como uma atividade complementar para os alunos interessados no turno oposto (conforme solicitação de algumas famílias). 

Segundo a Professora e Coordenadora de Educação Tecnológica da IENH – Carolina Muller, “a robótica educacional ou robótica pedagógica é a área do conhecimento que utiliza a robótica como recurso pedagógico”. Carolina afirma que os ambientes de aprendizagem da robótica utilizam uma pedagogia construtivista, pois se baseiam na aprendizagem por descoberta e propiciam a experimentação e reflexão.

A Coordenadora de Educação Tecnológica da IENH afirma que “a robótica educacional promove o desenvolvimento de diversas habilidades: motricidade, raciocínio, socialização e reflexão sobre si e seu papel no mundo, tornando-se uma ferramenta preciosa segundo os critérios da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), ao contribuir para diminuir as fronteiras entre a vida cotidiana e a tecnologia”.