No dia 28 de novembro, a Faculdade IENH promoveu um almoço para autoridades locais com os Avaliadores do Ministério de Educação – MEC. O evento ocorreu às 12h30min, no Restaurante da Unidade Fundação Evangélica. Os Avaliadores do MEC estiveram na Faculdade IENH, entre os dias 27 e 28/10, para avaliação de autorização do Curso de Graduação em Ciências do Meio Ambiente – Bacharelado.
Estavam presentes no almoço as seguintes autoridades: o Presidente da Mantenedora da IENH e do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos - Comitesinos – Sílvio Paulo Klein; o Diretor de Resíduos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano – Arno Poisl; a Diretora Administrativa da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha – ACI-NH/CB/EV – Karin Wide Schwartzhaupt; o Presidente da Associação das Indústrias de Curtumes do Rio Grande do Sul – Adolfo Klein; o Professor Universitário e ex-Diretor da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler – FEPAM – Jackson Müller.
Prestigiaram o evento, pela IENH: o Diretor Geral da IENH – Seno Leonhardt; O Coordenador da Faculdade IENH – Cezar Miguel Monteiro da Silva; o Coordenador do Curso de Graduação em Ciências do Meio Ambiente da Faculdade IENH – Marcus Hübner, o Coordenador da Unidade Fundação Evangélica – Claudio Roberto Salgado da Silva, a Coordenadora da Unidade Oswaldo Cruz – Claudia Beatriz Schlabitz; além de gestores educacionais e docentes da Faculdade IENH.
Durante o almoço foi discutida a importância do curso para a região. O Presidente da Mantenedora da IENH e do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos - Comitesinos – Sílvio Paulo Klein explicou os problemas ambientais que ocorreram na bacia do Rio dos Sinos e enfatizou a importância do curso da IENH, que segundo ele, dará visibilidade dessa área na região.
Já o Presidente da Associação das Indústrias de Curtumes do Rio Grande do Sul – Adolfo Klein falou da importância do curso que a IENH está propondo para solucionar os problemas de tratamento ambiental das indústrias da região. Segundo Klein “nós hoje precisamos, em questão de meio ambiente, de menos emoção e mais conhecimento e é por isso que é muito importante ter um curso para tratar das questões do meio ambiente”.
O Professor Universitário e ex-diretor da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler – FEPAM – Jackson Müller evidenciou a importância da bacia hidrográfica da região e os problemas que ela vem enfrentando. Müller exaltou que o curso da IENH vem para ajudar a combater os impactos dos problemas ambientais na região.
No almoço os Avaliadores do MEC – o Professor Doutor José Francisco do Prado Filho e a Professora Doutora Ivana de Freitas Barbola, comentaram que estão sensibilizados com a proposta do curso e com o envolvimento da comunidade para com a IENH.