A IENH promoveu, entre os dias 31/10 e 01/11, o início do Projeto Esportivo Trilha Noturna: nossa energia vem da natureza. O evento contou com a participação de 15 alunos das 6as, 7as e 8as séries do Ensino Fundamental da IENH e ocorreu das 17 horas do dia 31 às 9 horas do dia 01/11, na Unidade Fundação Evangélica. A Trilha Noturna foi organizada pelo Coordenador Esportivo da IENH – Márcio Marks e teve o apoio das empresas “Mais Pastel” e “Nativu´s”.
A Trilha Noturna teve como objetivos: fomentar o esporte de aventura como ferramenta para o desenvolvimento da consciência ecológica, fortalecer a busca pela superação de desafios e conscientizar sobre a importância da preservação do ambiente. O evento contou com o apoio de diversos colaboradores da IENH.
O evento iniciou às 17 horas com uma conversa sobre educação ambiental. Após, o grupo jantou na Pastelaria “Mais Pastel”. A partir das 21 horas foram realizadas as oficinas de orientação para as atividades da trilha.
Entre as atividades desenvolvidas na Trilha noturna estavam:
- caça as pilhas – os alunos procuraram “pilhas” que estavam “escondidas” na Unidade, utilizando conhecimentos de orientação topográfica, matemática e ciências.
- esconde-esconde – os alunos se esconderam utilizando recursos de camuflagem.
- atividade de cooperação – os estudantes foram separados em duplas, após seguiram por um caminho escuro e repleto de obstáculos Além destas dificuldades, um dos integrantes teve seus olhos vendados e seu colega foi responsável por conduzi-lo em segurança pela trilha.
- rappel e pista de cordas: a atividade ocorreu a partir das 2h30min (da manhã) e foi muito desafiadora, nela os estudantes ultrapassaram diversos obstáculos e superaram o cansaço.
- A Trilha encerrou às 3h30min e os estudantes foram dormir. Na manhã seguinte, tomaram um café da manhã coletivo e fizeram uma avaliação do evento.
Segundo o Coordenador Esportivo da IENH e idealizador do evento – Márcio Marks, “esta foi uma oportunidade para os jovens se descobrirem e se permitirem passar por desafios os quais não fazem parte de suas rotinas”. Marks espera que esse tipo de atividade possa sensibilizar os estudantes sobre as questões ambientais, tornando-os cidadãos responsáveis e comprometidos com a transformação da sociedade.