Aulas de Espanhol, Literatura, Tango e trabalhos sobre “biocombustível” foram algumas das atividades realizadas pelo grupo de 19 alunos da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo – IENH, Unidade Fundação Evangélica durante intercâmbio na Argentina. O grupo de alunos das 1as e 3as séries do Ensino Médio da Unidade Fundação Evangélica viajou, entre os dias 16 e 22/09, em Intercâmbio Cultural-Pedagógico para o Instituto Orsino, em Buenos Aires, na Argentina.
Os alunos da IENH viajaram acompanhados pelo Coordenador da Unidade, Cláudio Mitchell Neis e pela professora de Língua Espanhola, Silvia Barrionuevo.
Durante o intercâmbio, os alunos ficaram hospedados em casas de família e freqüentaram aulas no Instituto Orsino, em Buenos Aires. Entre as aulas freqüentadas pelos alunos da IENH estavam: Línguas, Literatura e Educação Física. Além disso, o grupo de alunos da IENH teve aulas práticas e teóricas de Tango.
Os alunos da IENH e os argentinos se envolveram em um trabalho conjunto de pesquisa sobre o tema “biocombustível”. Durante o trabalho, eles trocaram informações e discutiram sobre o assunto.
Entre as diversas atividades realizadas pelos alunos da Fundação Evangélica no intercâmbio para o país vizinho estão passeios para conhecer a cultura e a vida local. Eles fizeram um “tour” (excursão) pela cidade de Buenos Aires e passearam no Calle Florida (Centro de Compras) da cidade. Além disso, visitaram a Ópera Pampa em la Rural e excursionaram para o Sitio al Tigre, onde fizeram atividades esportivas e culturais.
Outra atividade que impressionou os alunos foi à visita ao zoológico Temaiken, realizada para comemorar o dia do estudante argentino (21/09). No zoológico, o grupo teve um contato mais direto com os animais.
No último dia de viagem, os estudantes das 1as e 3as séries do Ensino Médio da IENH passaram a manhã com as famílias hospedeiras. Já durante à tarde, os estudantes participaram de atividades na escola, onde receberam certificados do Instituto Orsino pela participação nas aulas. Após, o grupo de alunos da IENH retornou para o Brasil.