Entre os dias 14 e 20 de setembro comemora-se a Semana Farroupilha e, no dia 20, o Dia do Gaúcho. Para homenagear a Semana a Farroupilha e falar sobre o amor pelo Rio Grande do Sul, a IENH – Unidade Fundação Evangélica realizou, nos dias 18 e 19/09, Horas Cívicas. No dia 18, a atividade ocorreu às 10h20min para o Ensino Médio e no dia 19/09, às 9 horas para o Ensino Fundamental, no Auditório da Unidade.
As Horas Cívicas foram organizadas pelos professores da IENH, Marcelo Felipe Vier, Rejane Friedrich Sorgetz e Vera Lúcia Ludwig. Nos dois momentos, as atividades iniciaram com o canto do Hino Nacional e foram finalizadas com o canto do Hino do Rio Grande do Sul.
No dia 18/09, a Hora Cívica foi conduzida pelo professor Marcelo Felipe Vier que falou para os estudantes do Ensino Médio sobre o orgulho de ser gaúcho e sobre as tradições tipicamente gaúchas. Durante a atividade, o professor questionou os alunos sobre a importância da conservação das tradições gaúchas e explicou que a guerra farroupilha não teve só um lado glorioso. Segundo Vier, “a revolução teve um lado não tão glorioso, com pessoas que acabaram construindo as tradições e as lendas gaúchas”. Para ilustrar essa parte da história, o educador passou trechos do filme “Anahy de Las Misiones”, que mostra a história de uma família que vive dos restos das batalhas durante a Revolução Farroupilha.
Já no dia 19/09, a Hora Cívica foi voltada para os alunos do Ensino Fundamental da Unidade. A atividade foi organizada pelas professoras Rejane Friedrich Sorgetz e Vera Lúcia Ludwig, com a participação do professor Marcelo Felipe Vier. A Hora Cívica iniciou com uma fala da professora Vera que contou um pouco da história da Revolução Farroupilha. Durante a Hora Cívica ocorreram apresentações dos alunos que leram textos e declamaram poesias falando do amor pelo Rio Grande do Sul e pelas tradições gaúchas. Além disso, comentaram sobre o dicionário gaúcho (palavras utilizadas somente no RS). Houve também a fala do professor Vier que apresentou o trecho do filme “Anahy de Las Misiones” e falou sobre as vestimentas do povo gaúcho.