Com o tema “Os Diretos das Crianças segundo Ruth Rocha”, aconteceu no dia 18/10, a Hora Cívica da IENH – Unidade Pindorama. O evento foi organizado pelas 2ªs séries A e C, com a coordenação das professoras das turmas – Ana Paula dos Reis, Luciane Iwanczuk e pela professora de Música, Michele Andrioli Batista. A Hora Cívica ocorreu às 8h30min para os alunos da manhã, às 14 horas para os alunos da tarde e às 19h30min para as famílias, no Ginásio do Pindorama.
A atividade teve como base o livro “Os Direitos das Crianças” da autora Infantil e Juvenil – Ruth Rocha, trabalhado pelos alunos das 2as séries durante as aulas.
Estiveram presentes no evento, o Diretor Geral da IENH (Seno Leonhardt), a Coordenadora da Unidade Pindorama (Karina Isabel da Silva Spessato), representantes do Núcleo Pedagógico, professores, funcionários e alunos da Unidade.
A Hora Cívica foi apresentada pelas turmas como se fosse um sonho de crianças. Durante o “sonho”, os alunos falaram trechos do livro e os direitos das crianças segundo a autora. Entre os direitos citados estavam: de perguntar, de brincar, de jogar bola, de andar descalço, de falar “pelos cotovelos”, de ouvir histórias, de ser feliz, de sonhar...
Segundo um trecho do livro de Ruth Rocha citado na Hora Cívica, “o objetivo desse trabalho é chamar a atenção para o fato de que a infância é um tempo muito certo, mas que é o período em que se constrói o direito a felicidade”.
Durante a Hora Cívica, os alunos cantaram o Hino Nacional e diversas músicas como: “Completo”, ‘Mundo Melhor, “A Dona Felicidade”, entre outras.
No final da apresentação, os alunos falaram que todas as crianças têm direito a um nome e nesse momento cada um falou o seu próprio nome. Ainda relataram que cada criança tem direito a um abraço e a Hora Cívica acabou com todos se abraçando.
Segundo a professora Luciane Iwanczuk, a atividade foi planejada em função de outubro ser o mês da criança e do trabalho realizado em aula com o livro de Ruth Rocha.
Após a Hora Cívica, aconteceu uma homenagem para os professores e funcionários da Unidade pelo Dia do Professor e Funcionário Escolar ocorrido no dia 15/10. Como homenagem, os professores e funcionários receberam uma salva de palmas dos alunos e o Comitê da Qualidade entregou dois “banners” com fotos dos homenageados em suas atividades profissionais. Os “banners” ficarão expostos na entrada da Unidade.