No dia 03 de outubro, a IENH – Unidade Pindorama promoveu Hora Cívica. O evento foi organizado pelo Grêmio Estudantil Pindorama – GEPI, ocorreu às 8h30min e às 14 horas, no Ginásio da Unidade. A Hora Cívica contou a participação da Ex-Supervisora Escolar da Unidade Pindorama (Supervisora em 1994) – Maria Beatriz Friedrich.
O objetivo da Hora Cívica foi fazer um resgate histórico sobre o Grêmio Estudantil do Pindorama relacionando o passado com o presente.
Segundo a professora da Unidade e coordenadora do Grêmio Estudantil Pindorama – Carine Ferreira da Silva, “a Hora Cívica foi um momento muito importante, onde se fez um resgate histórico da história do Grêmio Estudantil Pindorama neste ano em que a Unidade completa seus 175 anos”.
Durante a Hora Cívica, Maria Beatriz relatou como foi o início do Grêmio Estudantil Pindorama – GEPI durante seu trabalho como Orientadora Educacional da Unidade. Segundo ela, “o Grêmio Estudantil Pindorama nasceu em 1994, após os alunos vivenciarem na prática a mesma situação que acontecia em todo o país, as eleições com dois turnos”. Em sua fala, Maria Beatriz resgatou os 13 anos de história e destacou aspectos importantes do Grêmio Estudantil.
Após, os alunos participantes do GEPI – 2007 apresentaram o “rap” do GEPI (composto pelo professor da Unidade, Fábio Moutinho Ferraz).
Em seguida aconteceu a apresentação da aluna da IENH – Unidade Fundação Evangélica e ex-aluna da Unidade Pindorama, Letícia Kuntze Cassel (2ªB). Letícia relatou sua experiência como presidente do GEPI em 2002 e como integrante do Grêmio Estudantil Castro Alves – GECA da Unidade Fundação Evangélica em 2007. Letícia falou para os estudantes sobre a importância do comprometimento dos alunos que integram um Grêmio Estudantil e explicou para os alunos como funcionava o GEPI na época de sua gestão.