Alunos da IENH debatem sobre Pré-Adolescência em Seminário

add subtitulo
Compartilhe:
WhatsApp
Alunos da IENH debatem sobre Pré-Adolescência em Seminário

            A Pré-Adolescência é uma fase de muitas transformações, medos e descobertas. Para ajudar os alunos a entender essa fase, a Instituição Evangélica de Novo Hamburgo – IENH realizou o Seminário “Eu, Pré-Adolescente”. O evento ocorreu no dia 28/08 e foi direcionado para os alunos das 4as séries do Ensino Fundamental da IENH – Unidades Pindorama e Oswaldo Cruz. O Seminário aconteceu das 7h45min às 11h45min, nas dependências da Unidade Oswaldo Cruz. 

 

            A abertura do evento ocorreu no Salão da Unidade Oswaldo Cruz e contou com a presença do Diretor Geral da IENH – Seno Leonhardt; da Coordenadora da Unidade Oswaldo Cruz – Claudia Beatriz Schlabitz; da Coordenadora da Unidade Pindorama – Karina Isabel da Silva Spessato; do Pastor da IENH – Júlio Cézar Adam; de representantes do Núcleo Pedagógico, professores e alunos das duas Unidades. 

 

            Organizado pelas professoras Ana Paula Machado e Sandra Mores, o Seminário foi dividido em oficinas, com duração de 50 minutos cada. As oficinas foram ministradas por estagiárias de Psicologia, Nutricionista, Professores, Fisioterapeuta e pelo Pastor da IENH. Cada aluno participou de três oficinas. As oficinas e seus trabalhos foram os seguintes:

 

·         “Ficar ou namorar, eu tenho idade para isso?”, ministrada pela estagiária de Psicologia da IENH – Fernanda Pacheco, a oficina trabalhou o assunto utilizando um jogo no qual os alunos responderam perguntas dos colegas.

 

 

 

·         “Expressão Corporal: meu corpo expressando sentimentos” foi ministrada pelo professor da IENH e Diretor de Teatro – Fábio Ferraz. Durante a atividade, os alunos fizeram atividades para desenvolver a expressão corporal.

 

 

 

·         “Meu corpo está mudando, porquê?” foi a oficina ministrada pela estagiária de Psicologia da IENH – Sonja M. Cortes Zambom. Nela, os alunos elaboraram bonecos de argila, para representar e discutir as transformações e diferenças do corpo do pré-adolescente.

 

 

 

·         “Dieta na adolescência? (bulimia e anorexia)”, a oficina foi coordenada pela Nutricionista Neusa Stoffel. Os estudantes aprenderam como ter uma alimentação correta e equilibrada. Além disso, foi debatido o porquê da bulimia e anorexia na adolescência. 

 

 

 

·         “Medos e monstros na adolescência”, foi ministrada pelo professor da IENH, Marcelo Vier e falou sobre os medos dos jovens. A oficina mostrou trechos de filmes relacionados com as emoções da adolescência. Após, houve uma discussão sobre as imagens. 

 

 

 

·         Oficina “Postura Corporal: importância dos cuidados básicos para evitar as doenças vertebrais”, ministrada pela Fisioterapeuta Lisiane Feltes, enfocou que os problemas na coluna podem começar na adolescência, principalmente com o uso de mochilas pesadas. Além disso, a Fisioterapeuta comentou sobre como resolver este e outros problemas. 

 

 

 

·         A oficina “Respeitando e valorizando as diferenças” foi ministrada pelo Pastor da IENH – Júlio Cézar Adam e trabalhou com desenhos de esqueletos de adolescentes, onde os jovens deviam vestí-lo e criar uma história relacionada com a pré-adolescência. Depois, foi realizado um debate sobre o tema, enfocando as diferenças entre as pessoas. 

 

 

 

·          “O corpo e seus movimentos” foi uma oficina orientada pelo professor de Educação Física da IENH, César Schmidt. A oficina ajudou os alunos a pensar sobre os movimentos do corpo e como melhor utilizá-los, além de mostrar para os estudantes movimentos que podem relaxar ou despertar o corpo. 

 

            Segundo uma das Coordenadoras do evento, a professora Sandra Mores, “o trabalho sobre pré-adolescência não termina no Seminário, ele continua nas aulas de ciências das 4as séries, onde é trabalhado o corpo humano”. 

 

As alunas da Unidade Oswaldo Cruz, Bruna Duarte dos Reis (4ªB), Gabriele Drews (4ªC) e Isadora dos Reis (4ªC) afirmam que “as oficinas ajudaram a descobrir a nós mesmos e ter uma postura corporal melhor”. Elas explicam que gostaram muito de mexer com a argila.