Letícia Ferreira Pedrozo dos Santos foi aluna do Curso Normal – Formação de Professores da IENH em 2006 e 2007. Em 2012, ela foi a primeira colocada do Concurso para Professor de Séries Iniciais, 20 horas, do Município de Novo Hamburgo.
Aproximadamente 450 candidatos realizaram a prova, destes 135 foram aprovados. Em 2011, Letícia também participou do Concurso Público para Magistério no Município de Portão onde ficou em 15º lugar e foi nomeada em maio do mesmo ano.
Confira abaixo a entrevista realizada com Letícia.
IENH – Qual o momento mais marcante, para você, durante a realização do Curso Normal na IENH?
Letícia – O estágio. Foi neste momento em que pude colocar na prática toda teoria obtida nas aulas e pude contar com o auxílio dos professores através dos agendamentos durante o período. Estes momentos foram maravilhosos, creio que tenha sido o diferencial do Curso, a forma como os professores se disponibilizam a auxiliar seus alunos durante o estágio, assim como a confiança que nos depositam ao emprestar materiais e a fornecer seus telefones para contato e dúvidas.
IENH – O Curso Normal ajuda hoje na profissão?
Letícia – O Curso Normal foi e é minha base profissional. Tudo o que sei hoje só foi possível através deste curso. Com o passar do tempo aprimorei meus conhecimentos através da graduação, pós-graduação, extensões e cursos, porém, toda minha bagagem de sala de aula é oriunda do Curso Normal, foi através dele que aprendi a planejar aulas, elaborar projetos de estudos e a ministrar aulas, na graduação aprendemos apenas quem foram os teóricos e as teorias da educação, não aprendemos a construir nossa prática docente.
IENH – Quais os próximos passos para a sua carreira?
Letícia – Após a conclusão do Curso Normal fiz minha graduação em Pedagogia e minha pós-graduação
IENH – Qual o conselho que deixa para os alunos de Cursos Técnicos?
Letícia – Estar em constante atualização. Sempre estudei muito, fazia mais do que um curso por vez até. E não me arrependo. Para quem quer atuar como professor de rede pública tem que começar desde cedo fazendo cursos, os títulos são extremamente importantes, mas o que faz o diferencial no momento da prova é exatamente o que se aprendeu em diferentes áreas da educação, não se pode ler ou participar de cursos de uma temática somente, mas sim, procurar estar a par de diversos temas relacionados à educação, assim é que pode construir diferentes formas de pensar e aprender.