Os estudantes dos 5os anos da IENH – Unidades Pindorama e Oswaldo Cruz, divididos em duplas e trios, tiveram o desafio de criar um país e administrar os valores resultantes da arrecadação dos impostos. O objetivo da atividade, desenvolvida entre os dias 21 e 25 de abril, foi esclarecer aos alunos como funciona a administração de um país e a importância de um destino correto da arrecadação dos impostos.
Inicialmente, as turmas recortaram imagens de produtos de encartes publicitários de lojas da região e os estudantes colaram numa folha de ofício. Em seguida, somaram os valores que constavam nas imagens destes produtos. Os estudantes estipularam um percentual (variável entre 5% e 10%) que seria o imposto devido. Os valores encontrados representariam a arrecadação do país criado e deveriam ser destinados à educação, saúde, manutenção das malhas rodoviárias e custos administrativos.
Para auxiliar os alunos nesta tarefa foi criada uma ficha, que eles deveriam preencher.
A atividade foi orientada pelo Professor do Componente Curricular de Matemática – Germano Lechner e realizada ao longo de três períodos.